Um animal de corrida nos Emirados Árabes Unidos

Primeiro clone de dromedário nasce no Dubai

O dromedário é o primeiro animal da família dos camelos a ser clonado
Foto
O dromedário é o primeiro animal da família dos camelos a ser clonado REUTERS

Cientistas do Dubai revelaram hoje o nascimento de Injaz, o primeiro clone de dromedário do Mundo. Injaz, cujo nome é a palavra árabe para realização, nasceu na passada quarta-feira num centro de investigação e reprodução de camelídeos deste emirado árabe e encontra-se bem de saúde.

Os cientistas vêem este nascimento como um passo importante no aperfeiçoamento desta raça de camelos, que é objecto de um enorme culto no Dubai, onde é utilizado em inúmeras corridas.

"Este avanço significativo permite-nos preservar os genes necessários para este animal produzir leite e correr" afirmou num comunicado Lulu Skidmore, o director científico do centro.

Termina assim com sucesso uma investigação começada por este centro de investigação à cerca de cinco anos. O mesmo laboratório é também conhecido por, em 1998, ter criado o cama, um animal que surgiu do cruzamento entre um dromedário e um lama.

O primeiro animal a ser clonado com sucesso foi a ovelha Dolly, nascida em 1996 no Reino Unido e que morreu prematuramente seis anos depois. Desde então, cientistas conseguiram duplicar a sequência genética de outros animais, como cavalos e cães. Este é, no entanto, o primeiro camelo a ser clonado.