Michelle quer promover hábitos saudáveis junto das crianças

Família Obama vai plantar uma horta biológica nos jardins da Casa Branca

Michelle vê no projecto uma maneira para promover uma dieta saudável
Foto
Michelle vê no projecto uma maneira para promover uma dieta saudável Jim Young/Reuters

A família Obama vai plantar no jardim da Casa Branca brócolos, alfaces, ervilhas, cebolas e espinafres, uma horta biológica ao cuidado do próprio pessoal da Casa Branca, noticiou hoje a imprensa americana. A primeira-dama, Michelle Obama, quer promover hábitos saudáveis junto das crianças.

A “primeira semente” será lançada hoje, numa cerimónia que terá como anfitriã Michelle Obama e onde participarão alunos da Escola Primária de Bancroft, noticia o “Washington Post”. Estes continuarão a ajudar a plantar as sementes e a colher os vegetais.

“Estamos a trabalhar num novo e maravilhoso projecto para o jardim”, contou Michelle Obama à revista “O”, de Oprah Winfrey, edição de Abril.

“Queremos usá-lo como instrumento de educação, para falar sobre a saúde e que delicioso é comer alimentos frescos, como os podemos colher e torná-los parte de uma dieta saudável”, acrescentou.

Os talhões para os 55 tipos de vegetais serão plantados na parte Sul dos terrenos da Casa Branca. Katie McCormick Lelyveld, porta-voz da Casa Branca, garantiu que toda a família Obama vai estar envolvida nos trabalhos da horta. Apesar de a manutenção dos jardins ser da responsabilidade do Serviço Nacional de Parques, a horta será plantada e cuidada pela própria Casa Branca. Desta horta deverão sair vegetais e ervas aromáticas para a família e convidados.

Além dos legumes, haverá morangos, ervas aromáticas e duas colmeias, entregues aos cuidados de um carpinteiro da Casa Branca que também é apicultor.

As sementes serão orgânicas, assim como os fertilizantes e repelentes de insectos.

Segundo o “Washington Post”, há dez anos que vários movimentos pedem uma horta biológica no jardim da Casa Branca. “Nada poderia ser mais entusiasmante”, comentou Alice Waters ao jornal. Waters é “chef” do restaurante Chez Panisse, em Berkeley, Califórnia, e que desde a primeira administração Clinton pede uma horta na Casa Branca.

Mas a horta dos Obama não será a primeira na Casa Branca. O Presidente John Adams (1797 – 1801) plantou uma em 1800. Em 1918, Woodrow Wilson (1913 – 1921) levou ovelhas para fertilizar os relvados da Casa Branca e conservar recursos num palco de guerra. Em 1943, Eleanor Roosevelt plantou um jardim da vitória, inspirando milhões de norte-americanos a plantar os seus próprios alimentos durante e Segunda Grande Guerra.

Os esforços recentes têm sido mais modestos, conta o jornal. Jimmy Carter, em 1978, recusou os pedidos para a plantação de uma horta. Nos anos Clinton foi plantada uma pequena horta no telhado da Casa Branca, tendo sido rejeitada a ideia de uma horta nos jardins por alterar a concepção formal dos terrenos.