Heineken controla Sociedade Central de Cervejas e reafirma confiança em Alberto da Ponte a liderar

O grupo cervejeiro Heineken, que passou a controlar a Sociedade Central de Cervejas e Bebidas, reafirmou a confiança em Alberto da Ponte como director-geral, mantendo a sua equipa inalterada, anunciou hoje a empresa portuguesa.

Numa informação hoje divulgada, a SCC explica que a Heineken assumiu na terça-feira o controlo da Sociedade Central de Cervejas e Bebidas (SCC), após ter concluído o processo da compra da Scottish & Newcastle (S&N) em consórcio com a Carlsberg.

Este consórcio teve somente como objectivo a compra da S&N.

O consórcio Heineken/Carlsberg obteve a 03 de Abril a autorização da Comissão Europeia para concretizar a aquisição das actividades da britânica Scottish & Newcastle, nomeadamente a SCC, ficando ainda accionista de referência da concorrente portuguesa Unicer.

A Heineken/Carlsberg vai também adquirir as actividades da S&N na Bélgica, na Finlândia e no Reino Unido, sendo que a Comissão Europeia considera que a operação não afectava "de forma significativa a concorrência efectiva" nos mercados em causa.

No final de Janeiro, em declarações à agência Lusa, Alberto da Ponte defendia que a operação de compra da cervejeira Scottish & Newcastle pelo consórcio Heineken/Carlsberg não deveria colocar problemas de concorrência em Portugal, pois "tudo deverá manter-se igual" nas empresas portuguesas Unicer e Central de Cervejas.

Na altura, Alberto da Ponte referia que não se previam "problemas em termos de concorrência", tanto em Portugal, como a nível europeu, pois terminado o processo de compra da Scottish & Newcastle, "o consórcio divide-se".

Assim, em Portugal, o capital da SCC fica 100 por cento da Heineken e a Unicer mantém a participação de 44 por cento da dinamarquesa Carlsberg.

Por outro lado, o responsável da SCC não previa "qualquer alteração na estratégia seguida pela SCC" para o futuro.

A S&N é uma sociedade anónima que dispõe de participações no sector da produção e distribuição da cerveja, bebidas não alcoólicas e água mineral numa série de países em todo o mundo.

As suas marcas de cerveja incluem Foster's, Kronenbourg e Grimbergen, bem como a portuguesa Sagres e a água Luso.

A Heineken desenvolve actividades à escala mundial a nível da produção e distribuição de cerveja e outras bebidas.

As suas principais marcas internacionais são a Heineken e a Amstel.

Em 25 de Janeiro de 2008, a cervejeira britânica S&N anunciou ter aceite uma oferta de compra do consórcio formado pela holandesa Heineken e pela dinamarquesa Carlsberg por 7.800 milhões de libras (10.478 milhões euros).

A S&N emprega 3.300 pessoas no Reino Unido, tem instalações em Manchester, Reading, Dusnton e Tadcaster (Inglaterra), produzindo as marcas Brown Ale, Foster's e Kronenbourg.

A Heineken estima que a compra permitirá arrecadar 120 milhões de libras (151,8 milhões de euros) por ano e o acesso ao mercado britânico, assim como a possibilidade de entrar nos mercados em desenvovimento.

A Carlsberg participa no capital da Unicer, com as marcas de cerveja Super Bock e ou a Água das Pedras.

Sugerir correcção
Comentar