Navio encalha ao largo de Ibiza e provoca mancha de poluição no mar

Foto
Magdalena Álvarez disse que já foi localizada a fissura por onde está a sair o combustível German G. Lama/Reuters

O navio “Don Pedro” encalhou ontem ao largo de Ibiza, por causas ainda desconhecidas, e está a causar uma mancha de poluição no mar. As autoridades espanholas dizem já ter recolhido dez toneladas de fuel-óleo.

A mancha negra, que se fragmentou devido ao tráfego marítimo, estende-se agora por seis quilómetros de costa e obrigou ao encerramento de três praias, noticia o “El País” online.

Hoje, a ministra do Fomento, Magdalena Álvarez, disse em conferência de imprensa que já foi localizada a fissura por onde está a sair o combustível e que amanhã será tapada, citou um outro jornal, o “El Mundo” online.

O navio, com 20 pessoas a bordo, transportava 150 toneladas de fuel-óleo e 50 toneladas de gasóleo quando colidiu com uma pequena ilha a uma milha do porto de Ibiza. Dez pessoas foram levadas para o Hospital de Can Misses com traumatismos, ferimentos ligeiros e hipotermia.

A organização ecologista Greenpeace apelou às autoridades para que retirem, o mais rápido possível, o fuel do mar para evitar danos no fundo marinho.

A ministra adiantou que amanhã chegará ajuda de outros organismos para aplicar as “mais modernas técnicas” de controlo deste tipo de substâncias.

As autoridades ambientais das Baleares já abriram um inquérito para apurar as responsabilidades e garantem que o derrame não afectou nenhuma área protegida da ilha.

Sugerir correcção
Comentar