Novo Presidente do Turquemenistão apela a mais investimento estrangeiro

Foto
Berdymukhammedov considera "indispensável" dar "um novo impulso aos contactos económicos internacionais" Michael Steen/Reuters

O novo Presidente do Turquemenistão apelou hoje à comunidade internacional para investir no país, rico em hidrocarbonetos, sugerindo, além da energia, os sectores da indústria agro-alimentar, dos transportes e do turismo.

De acordo com uma entrevista divulgada hoje em Moscovo, o Presidente Gurbanguly Berdymukhammedov considera "indispensável" dar "um novo impulso aos contactos económicos internacionais", sublinhando "a necessidade de continuar activamente a atrair investimento estrangeiro".

"Além dos sectores tradicionais da extracção e da transformação dos recursos dos hidrocarbonetos, os domínios da transformação de produtos agrícolas e da indústria alimentar poderão ser extremamente interessantes para os potenciais investidores", declarou o chefe de Estado eleito no domingo passado.

"O potencial inegável das zonas de lazer no Turquemenistão oferece excelentes perspectivas de desenvolvimento do turismo", adiantou Gurbanguly Berdymukhammedov, estimando que a posição geográfica do país possa atrair candidatos à construção de estradas e caminhos-de-ferro.

Pobre em terras cultiváveis - apenas três por cento do território -, o Turquemenistão é, no entanto, muito rico em hidrocarbonetos e minerais e as suas reservas de petróleo e gás natural são avaliadas, respectivamente, em cerca de dois mil milhões de toneladas e 22,5 biliões de metros cúbicos.

As exportações de gás natural do Turquemenistão para os mercados europeu e asiático estão dependentes da rede de gasodutos da época soviética, controlados pela Rússia e que atravessam este país, o Irão e a Turquia.

Parte significativa do gás natural do país é escoada para a Europa através dos gasodutos russos controlados pela Gazprom, a empresa russa que tem o monopólio do transporte de gás.

Sugerir correcção
Comentar