Serviço de correio electrónico ViaCTT vai ser lançado hoje

Foto
A adesão ao serviço estará disponível no portal www.viactt.pt ou através do número 808202029 Paulo Ricca/PÚBLICO (arquivo)

Os CTT lançam hoje o novo serviço ViaCTT, que permite que todos os cidadãos e empresas tenham uma caixa de correio electrónica, numa cerimónia que vai contar com a presença do primeiro-ministro, José Sócrates, e do ministro das Obras Públicas.

O ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, afirma, em comunicado, que estarão criadas a partir de hoje "dez milhões de caixas postais electrónicas pessoais, uma para cada cidadão, empresa e instituição".

A adesão ao serviço, que estará disponível no portal www.viactt.pt ou através do número 808202029 (custo de chamada local), é gratuita (quem paga são as empresas/instituições que enviam correspondência) e permite a qualquer cidadão ou empresa personalizar o tipo de correspondência pretendida e efectuar pagamentos.

Uma das vantagens do ViaCTT é a capacidade de agrupar várias facturas electrónicas, extractos bancários e outros documentos num único sítio.

A caixa postal electrónica faz parte do programa para a simplificação e combate à burocracia na administração pública (Simplex) e está incluída no Plano Tecnológico, que foi lançado em Novembro do ano passado pelo Governo.

Em Abril deste ano, o Governo aprovou em Conselho de Ministros uma resolução e um decreto-lei para a criação da caixa postal electrónica nominal.

Numa primeira fase, o serviço ViaCTT estará disponível no portal, mas será alargado depois a qualquer uma das mil estações de correio do país.

Entre as entidades que aderiram ao ViaCTT estão a EDP - Energias de Portugal, a Portugal Telecom, a Vodafone, a Epal, a Unicre, a Associação Nacional de Municípios Portugueses e os bancos Barclays, Privado Português e Santander Totta, cujos representantes estarão presentes no lançamento.

O lançamento da caixa postal electrónica, que decorre às 12h00 na Gare do Oriente, em Lisboa, conta igualmente com a presença do presidente do conselho de administração dos CTT, Luís Nazaré.

O serviço, que foi desenvolvido internamente pelo grupo CTT no ano passado, é complementar à rede de distribuição do correio físico.

Sugerir correcção
Comentar