Ministro convida reitor cessante da Universidade do Algarve a continuar na vida pública

Foto
O ministro enalteceu o papel do homenageado para a ligação frutuosa entre a universidade e a cidade Dulce Fernandes/PÚBLICO (Arquivo)

O ministro da Ciência e Tecnologia, Mariano Gago, convidou Adriano Pimpão, que hoje cessa funções como reitor da Universidade do Algarve, a continuar na vida pública.

Adriano Pimpão, reitor desde 1998 e presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) entre 2001 e 2005, recebeu hoje a medalha de ouro da cidade de Faro, horas antes de ceder o lugar de reitor ao recém-eleito João Guerreiro.

"Não pense que vai ficar com menos para fazer relativamente ao que fez nos últimos anos, os seus amigos conspirarão para que daqui para a frente tenha mais trabalho do que teve neste ciclo que agora termina", ironizou Mariano Gago ao falar durante a cerimónia.

O ministro enalteceu o papel do homenageado no estabelecimento de uma ligação frutuosa entre a universidade e a cidade.

"Hoje, é difícil imaginar o desenvolvimento de uma região que não passe pelo Ensino Superior", sublinhou Mariano Gago.

Na cerimónia, Adriano Pimpão destacou o facto de o galardão ter sido decidido por unanimidade entre os vereadores do município.

O papel dos municípios "no desenvolvimento da região e do país" foi sublinhado pelo reitor cessante, segundo o qual "num país centralizado, são os municípios que afinam as políticas do desenvolvimento, muitas vezes desafinadas".

O professor João Guerreiro, ex-presidente da Comissão de Coordenação Regional do Algarve, toma posse esta tarde, numa cerimónia presidida por Mariano Gago.

Sugerir correcção
Comentar