Novo treinador do Benfica contratado para duas épocas

Trapattoni: "Queremos ser campeões da Liga portuguesa"

Trapattoni, 65 anos, orientou a selecção de Itália no Euro 2004
Foto
Trapattoni, 65 anos, orientou a selecção de Itália no Euro 2004 António Cotrim/Lusa

O italiano Giovanni Trapattoni, que orientou a selecção de futebol de Itália no Euro 2004, foi esta tarde apresentado como o novo treinador do Benfica para as próximas duas temporadas. "Queremos ser campeões da Liga portuguesa", disse o técnico, durante a conferência de imprensa realizada no Estádio da Luz, em Lisboa.

O novo líder da equipa técnica "encarnada" disse pretender ser campeão nacional em Portugal, apesar de considerar que vai enfrentar "adversários difíceis", nomeadamente "o FC Porto ou o Sporting", e frisar que não vem para Portugal somente para defrontar o igualmente transalpino Del Neri, novo treinador dos "dragões".

"Conheço a equipa do Benfica e penso que, com entusiasmo e convicção, é possível ganhar o campeonato português", disse, rejeitando o rótulo de técnico defensivo que o persegue em Itália e desvalorizando o facto de a equipa lisboeta não vencer o campeonato há dez anos - desde a temporada 1993/1994.

Relativamente aos reforços para a equipa de futebol do clube da Luz - foram hoje apresentados cinco futebolistas -, Trapattoni afirmou que falou com os dirigentes do clube de mais "dois ou três nomes de jogadores", sem, porém, referir quais.

Sobre a actual situação do jovem médio benfiquista Tiago, Giovanni Trapattoni optou por não responder directamente à questão, afirmando apenas que "todos são úteis, mas ninguém é insubstituível".

"Estou muito contente por estar aqui", frisou ainda o técnico italiano, agradecendo aos dirigentes do Benfica a sua contratação, principalmente a Luís Filipe Vieira e a José Veiga.

Giovanni Trapattoni, de 65 anos, que apresenta um vasto currículo, é assim o substituto do espanhol José Antonio Camacho - que saiu para o Real Madrid (Espanha) - no comando técnico da equipa "encarnada".

Por outro lado, Trapattoni já tem definida a composição dos principais colaboradores na equipa técnica, na qual apenas continua Álvaro Magalhães - desempenhava o cargo de adjunto do ex-treinador do Benfica José Antonio Camacho -, que ocupará as mesmas funções na equipa liderada por Trapattoni.

O novo técnico das "águias" traz consigo um novo preparador físico, Fausto Rossi, e um treinador de guarda-redes, Adriano Barbin.

Sugerir correcção