Físicos austríacos anunciam "teletransporte" de informação de um átomo para outro

Um grupo de físicos do Instituto de Informação e Óptica Quântica de Innsbruck, na Áustria, anunciaram ter conseguido, pela primeira vez no mundo, "teletransportar" informação contida num átomo para outro.

Nesta investigação, que é notícia de primeira página na revista científica britânica "Nature", participou Anton Zeilinger, conhecido pelas suas experiências com fotões "entrelaçados", partículas que têm as mesmas propriedades - transformam-se da mesma maneira onde quer que estejam e qualquer qualidade adquirida por uma delas transfere-se instantaneamente para a outra.

Os investigadores de Innsbruck conseguiram agora dar mais um passo em frente ao passarem informação quântica contida num ião de cálcio de um átomo para outro.

Devido às minúsculas dimensões dos objectos das suas experiências, os físicos sabem que qualquer observação pode alterar o resultado das suas investigações. Para resolver este problema, utilizam as partículas "entrelaçadas", que se criam com raios laser a uma temperatura próxima do zero absoluto (-273 graus), para quase parar o movimento molecular.

Usam-se dois átomos com este tipo de iões "entrelaçados", com os números 2 e 3, ambos com as mesmas características. Se a partícula 2 é modificada por uma terceira, como a número 1, essa alteração transfere-se imediatamente para a número 3, que está "entrelaçada" com a número 2. Foi assim que os cientistas explicaram o "teletransporte" de uma informação contida no ião 1 para o ião 3, utilizando como mediação o ião 2.

Outro projecto no qual trabalham os físicos austríacos é o desenvolvimento de computadores quânticos, de velocidade muito superior à dos binários e com uma capacidade praticamente infinita para armazenar informação.