"O Leão da Estrela" é o "jogo de apresentação" do programa "Pontapé de Saída"

Foto
No filme o Sporting vence o FC Porto por 2-1 DR

Um dos clássicos do futebol português nos anos 40 - um FC Porto-Sporting, jogado no campo do Lima, e que (no filme) acabou com a vitória dos "leões" por 2-1 - está no centro do enredo de "O Leão da Estrela" (1947), de Arthur Duarte, uma obra de referência da comédia portuguesa da época. É com a exibição deste filme, apresentado pelo director da Cinemateca Portuguesa, João Bénard da Costa, que no proximo domingo é inaugurado o ciclo "Jogo de Apresentação", no Teatro Rivoli, no Porto.

Este ciclo de filmes abre o programa "Pontapé de Saída", que ao longo de Abril e Maio, e a pretexto do Euro, se propõe abordar e levar a reflectir sobre o(s) mundo(s) do futebol a partir do cruzamento de vários olhares e pontos de vista. "O Leão da Estrela" abre um calendário que, até ao próximo dia 20, vai apresentar 20 filmes, entre curtas e longas metragens. Entre elas estão as produções portuguesas "O Nosso Futebol" (1985), de Ricardo Costa; "Fintar o Destino" (1998), de Fernando Vendrell, e o mais recente trabalho de Edgar Pêra, "Tu És a Nossa Fé" (2003), realizado aquando da final da Taça de Portugal entre o Sporting e o Leixões. Mas há inúmeras outras obras a descobrir, muitas das quais serão exibidas pela primeira vez em Portugal, como é o caso de "Forza Bastia" (1979), um projecto de Jacques Tati, que só foi terminado, já após a morte do realizador francês, pela sua filha, Sophie Tatischeff. E também "Johan Cruijff: en un Momento Dado" (2004), do holandês Ramon Gieling, sobre a passagem daquele jogador e treinador pelo Barcelona; ou "Garrincha, Alegria do Povo" (1962), de Joaquim Pedro de Andrade, sobre o mais famoso "driblador" do futebol brasileiro.

O programa "Pontapé de Saída" inclui também filmes de animação, recitais literários, workshops, exposições de fotografia, espectáculos de teatro, concertos, debates e colóquios. Para as conversas sobre o mundo do futebol estão convidadas figuras como Jorge Valdano, o futebolista argentino campeão do mundo que é hoje director desportivo do Real Madrid - a sua vinda ao Porto estará ainda dependente da carreira do clube madrileno na Liga dos Campeões. Eduardo Prado Coelho vai moderar um colóquio (21 a 23 de Maio) que contará com a presença de figuras, portuguesas e estrangeiras, de várias áreas da cultura, do desporto, do jornalismo, etc. O escritor brasileiro Ruy Guerra (autor de uma biografia de Garrincha) e o português Álvaro Magalhães, o cineasta António-Pedro Vasconcelos e o sociólogo Daniel Seabra são alguns dos convidados para as Conversas na Livraria do Rivoli. E, no campo musical, o prato forte será o concerto que Elza Soares, um ícone do música brasileira (e que foi casada com Garrincha), fará no grande auditório do teatro municipal portuense no dia 27 de Abril.

Sugerir correcção
Comentar