José Bacelar ganha Grande Prémio Fotojornalismo atribuído pela revista "Visão"

Foto
O fotógrafo Sebastião Salgado presidiu ao júri da quarta edição do prémio de fotojornalismo DR

O Grande Prémio Fotojornalismo atribuído pela revista "Visão" foi arrebatado pelo fotógrafo José Bacelar, com imagens dos incêndios florestais que fustigaram Portugal durante o passado Verão.

As imagens do fotógrafo "freelancer" de Braga destacaram-se entre as 38 distinguidas pelo júri da quarta edição do prémio, presidido pelo fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. Uma dessas imagens — que mostra um homem no combate às chamas — mereceu o galardão máximo.

Alexandre Vaz, também "freelancer", venceu na categoria de Reportagem, com seis fotos dos incêndios, enquanto na secção de Notícias coube a Leonel de Castro, do "Jornal de Notícias", a distinção pela imagem de uma família forçada a abandonar a casa devido ao fogo.

Uma imagem dos bailes abertos ao público do Centro Cultural de Belém garantiu a Luís Ramos, do PÚBLICO, o triunfo na categoria de Vida Quotidiana, enquanto Paulo Freitas, de "O Comércio do Porto", fez o melhor Retrato, com uma imagem de crianças num bairro cigano.

De Cuba vem a foto premiada na secção de Espectáculo, que tem a assinatura de João Carvalho Pina, da agência Kameraphoto, ao passo que Sérgio Miguel Santos, da ASF/"A Bola" foi o galardoado na categoria de Desporto, com uma imagem de um combate de kickboxing em Lisboa.

O fotógrafo do jornal "A Capital" Frederico Colarejo foi o vencedor na categoria de Natureza, com uma imagem dos incêndios na localidade de Mafra, o que mostra que os fogos que assolaram Portugal no Verão de 2003 foram o tema dominante entre os galardoados.

Somando a estes prémios as 14 menções honrosas atribuídas, foram 19 os fotógrafos premiados neste certame.

O concurso, aberto a todos os fotógrafos profissionais residentes em Portugal, atribui 15 mil euros à foto galardoada com o Grande Prémio, enquanto as imagens vencedoras em cada categoria recebem 2500 euros de prémio monetário.

Além de Sebastião Salgado, integraram o júri da quarta edição do prémio Lélia Wanic Salgado, directora da Amazonas Images, Roberto Koch, director da agência Contrasto, Neil Burgess, fundador e dirigente da NB Pictures, agência fotográfica sediada em Londres, e Ruth Eichhorn, editora fotográfica da revista alemã GEO.

A edição deste ano, que alcançou um novo recorde de participações, contou com 3679 fotografias de 167 autores a concurso. As 38 imagens escolhidas serão publicadas em livro e expostas em Lisboa e no Porto, juntamente com a mostra da "World Press Photo".

Sugerir correcção
Comentar