Artistas Unidos apresentam hoje "Nunzio" no Teatro Taborda

A história de dois homens "exilados" numa cidade estranha e que têm de se bastar a si próprios é o tema central da peça "Nunzio", de Spiro Scimone, que hoje os Artistas Unidos apresentam no Teatro Taborda, em Lisboa.

João Meireles, dos Artistas Unidos, disse, ouvido pela Lusa, que a peça se passa toda na cozinha de uma casa e que é através dos diálogos dos dois homens - Nunzio e Pino -, que os espectadores vão adivinhando as relações entre eles.

Apesar de partilharem a casa, Nunzio, interpretado por Miguel Borges, e Pino, interpretado por João Meireles, têm, porém, uma existência solitária, encontrando-se ligados por uma relação que ultrapassa a amizade e que raia a dependência, referiu.

"Nunzio" é, nas palavras de João meireles, uma peça "muito tensa" e que "apesar de ser um diálogo com apenas uma hora" acaba por ser de uma "forte dureza interior".

Um dos pontos de interesse da peça reside, segundo João Meireles, no facto de Américo Silva e Jorge Silva Melo, responsáveis pela tradução do texto original, "terem inventado uma língua nova e que embora seja Português, acaba por ter vocábulos completamente novos".

Tanto Américo Silva como Jorge Silva Melo - acrescenta João Meireles - pretenderam transportar para a tradução portuguesa a ideia original de Spiro Scimone, que escreveu "Nunzio" num dialecto característico de Messina, cidade siciliana.

Com cenografia e figurinos de Rita Lopes Alves, luz de Pedro Domingos e som de André Pires, "Nunzio" vai estar em cena no Teatro Taborda até 14 de Março, às sextas e sábados às 22h00 e aos domingos às 19h00.

Os Artistas Unidos estrearam "Nunzio" a 15 de Novembro de 2002 no Festival de Teatro de Almada.

Entre as peças da autoria de Spiro Scimone contam-se "Bar", "A Festa", sendo a última "Il Cortile", que estreou no Festival de Gibellina.

Sugerir correcção
Comentar