Teatro Nacional São João vai integrar a União de Teatros da Europa

O Teatro Nacional de São João, no Porto, integrará a partir de domingo a União dos Teatros da Europa, "um passo estratégico para a criação de um território de parcerias", salientou hoje um responsável.

José Luís Ferreira, do departamento de Relações Internacionais do Teatro Nacional de São João (TNSJ), enfatizou que "o alargamento do território de relações e criação permitirá a troca de informações e experiências".

"Pertencendo a esta rede que une os mais importantes teatros e companhias da Europa vai ser possível partilhar o conhecimento de projectos de cada um dos membros", explicou. Serão também fomentados os "encontros criativos entre teatros e artistas para além da circulação de espectáculos".

O TNSJ "tem vindo a construir uma linguagem" o que levou à formulação deste convite, "há cerca de um ano, por parte da União dos Teatros da Europa" (UTE) e que será oficialmente aceite domingo no decorrer da XXIX Assembleia Geral da União, que se realiza no Teatro Lliure, em Barcelona.

Fazem parte da UTE 19 teatros e companhias teatrais de países europeus, designadamente o Piccolo Teatro de Milão (Itália), a Royal Shakespeare Company (Reino Unido), o Teatro Nacional da Finlândia, o Teatro Nacional Popular de França e o Katona József Színház de Budapeste.

A UTE, fundada em 1990, "procura desenvolver de forma regular uma acção cultural comum que ultrapasse as barreiras da linguagem". Lusa José Luís Ferreira afirmou que se "perspectiva a concretização no futuro de vários projectos em parceria".

Sugerir correcção
Comentar