Jorge Pelayo morre aos 81 anos

O crítico e ensaísta de cinema Jorge Pelayo faleceu quarta-feira em Lisboa, aos 81 anos, vítima de doença prolongada.

Um familiar declarou ontem à Agência Lusa que Jorge Pelayo, que já há algum tempo padecia de um cancro na laringe, morreu no lar onde vivia, em Lisboa, ficando o seu corpo em câmara ardente na Igreja de Arroios a partir da tarde de sábado.

Após uma missa de corpo presente, marcada para as 11h30 de domingo, o corpo de Jorge Pelayo segue para o Cemitério dos Olivais, onde será cremado.
Jorge Pelayo nasceu em Lisboa no primeiro dia de Janeiro de 1922. Enquanto estudante universitário dirigiu os serviços de cinema do Centro Universitário de Lisboa. Foi dirigente cineclubista e conta com vasta colaboração na imprensa nacional, tendo também sido correspondente de revistas de cinema estrangeiras.

Colaborador da rádio e da televisão, criou e orientou durante cerca de 20 anos sessões de cinema clássico numa sala de Lisboa, sob o tema "Gente de cinema fala de filmes".

Funcionário do Ministério das Finanças, transitou em 1959 para o SNI, onde teve a seu cargo a secção de cinema, passando depois para o Instituto Português de Cinema, como responsável pelas relações públicas e internacionais.

Jorge Pelayo fez também parte do júri de diversos festivais de cinema, tanto nacionais como estrangeiros. Entre as obras publicadas contam-se "Cinema de Vanguarda" (1947), "I Retrospectiva do Cinema Sonoro Português", "II Retrospectiva do Cinema Sonoro Português" (1960), "III Retrospectiva do Cinema Sonoro Português" (1961) e "Bibliografia Portuguesa do Cinema - Bases para um ensaio crítico" (1966).

O crítico e ensaísta assinou ainda "Apontamentos sobre o realizador ribatejano Henrique Campos" (1972), "Nova Regulamentação do Cinema e do teatro" (1973, em colaboração com A Pelotte) e "Bibliografia Portuguesa de Cinema - Uma visão cronológica", publicada em 1985 com o patrocínio do Ministério da Cultura e da Cinemateca Portuguesa. O seu último trabalho foi dedicado à "Vida dos Óscares desde 1927 a 2000".

Sugerir correcção
Comentar