Aula Magna recebe hoje comício contra a guerra

Os protestos contra a guerra no Iraque voltam hoje a Lisboa num comício na Aula Magna, organizado por figuras como Mário Soares, Freitas do Amaral e Lurdes Pintassilgo e assumido como apartidário.

Ao contrário da manifestação que juntou milhares de pessoas em Lisboa há duas semanas, o comício de hoje conta com a participação activa de dirigentes do PS, através da intervenção de Ana Gomes, responsável pelas Relações Internacionais.

O secretário-geral socialista, Ferro Rodrigues, estará ausente, mas já afirmou que a posição do PS estará defendida no comício com a intervenção da ex- embaixadora, apesar de esta ter sido convidada "a título pessoal" por Mário Soares.

O PS continua a "preconizar o primado do Conselho de Segurança das Nações Unidas em relação a qualquer decisão sobre o Iraque", afirmou Ferro Rodrigues.

A adesão oficial do PS ao comício agradou à ala mais liberal dos socialistas, depois de terem surgido críticas de figuras como Mário Soares, Manuel Alegre pelo facto de a direcção do PS não ter estado oficialmente na manifestação de dia 15.

Mário Soares terá mesmo criticado a posição assumida pela direcção numa reunião com o secretariado socialista.

Ferro Rodrigues argumentou que a manifestação de dia 15 teve "manipulação partidária" e que o PS não se arrependeu de não a ter convocado, apesar de destacados socialistas como Mário Soares e Manuel Alegre terem estado presentes.

No comício de hoje estarão também presentes os socialistas Vieira da Silva e Maria de Belém. Entre os oradores estará a deputada comunista Odete Santos e o dirigente bloquista Francisco Louçã, além dos organizadores Mário Soares, Freitas do Amaral e Maria de Lourdes Pintassilgo.

Sugerir correcção
Comentar