Sampaio e Durão sublinham importância da inovação empresarial

Foto
Sampaio considera que a recuperação da economia depende da produtividade e inovação das empresas portuguesas André Kosters/Lusa

O Presidente da República e o primeiro-ministro defenderam hoje, perante mais de uma centena de empresários, a importância do investimento na inovação empresarial no futuro da economia portuguesa.

"A recuperação da economia, em geral, e das exportações, em particular, tem de se fazer através de ganhos de competitividade assentes na produtividade e na inovação", afirmou Jorge Sampaio durante a apresentação da COTEC, uma fundação empresarial vocacionada para a inovação tecnológica patrocinada pela Presidência da República e que começará a trabalhar já no próximo mês.

Por seu lado, Durão Barroso considera esta iniciativa do mundo empresarial uma "oportunidade notável" e congratulou-se pelo facto da restrição orçamental ter servido de "factor de pressão para lançar as reformas que há muito estavam adiadas".

A este propósito, o Presidente da República não deixou de enviar um recado ao Governo, dizendo que a política orçamental deve procurar "as vias mais adequadas para diminuir o défice público sem sacrificar as despesas sociais e o investimento produtivo necessário ao desenvolvimento económico do país".

Jorge Sampaio aproveitou também para se referir à manutenção dos centros de decisão em Portugal, um tema que tem estado muito presente nas intervenções proferidas nos últimos meses por vários empresários portugueses. O Presidente considerou que, antes de mais, seria importante que se "parasse para pensar" na experiência de privatização do país. Sem querer tomar posição sobre esta matéria, Sampaio disse ser preciso garantir a "dose de autonomia que, sendo possível, será indispensável".

Empresários agradados com iniciativa

A reacção dos empresários à COTEC parece ter sido positiva, a julgar pelo interesse demonstrado pelos empresários de várias áreas que ainda não pertencem à fundação.

De acordo com o administrador delegado da TAP, um dos empresários presentes, a inovação deve ser uma das prioridades da empresa.

Também Franciso Pinto Balsemão, presidente da Impresa, aplaudiu a iniciativa, mostrando interesse em aderir a um projecto que "já conta com alguns dos mais prestigiados empresários portugueses e que tem o apoio do Estado".

Dos 14 empresários que encabeçam a iniciativa contam-se Artur Santos Silva, presidente do BPI, António Carrapatoso, presidente da Vodafone Telecel, Francisco Murteira Nabo, presidente da PT, Filipe de Botton, presidente da Logoplaste e Belmiro de Azevedo, presidente da Sonae.

Sugerir correcção
Comentar