Sondagem dá vitória ao PSD nas legislativas

Foto
Se as eleições legislativas de realizassem hoje, o PSD venceria com 39 por cento dos votos Miguel Madeira

Depois dos resultados das eleições autárquicas e da consequente demissão do primeiro-ministro, António Guterres, as eleições legislativas anteciparam-se e os partidos começam a alinhar-se para a luta nas urnas do próximo ano. E, de acordo com uma sondagem hoje divulgada pelo "Diário de Notícias", o PSD conseguiu passar a mensagem de que é a alternativa aos socialistas. Trinta e nove por cento dos inquiridos daria a vitória laranja nas próximas legislativas.

Se as eleições legislativas se realizassem hoje, o PSD venceria com 39 por cento dos votos, contra os 34 por cento do Partido Socialista, de acordo com a sondagem DN/Marktest/Rádio Renascença. Abalado pelas autárquicas, o PS continuaria no segundo lugar, enquanto que o PCP, algo penalizado na ida às urnas de domingo passado, conseguiria, segundo as intenções de voto auscultadas pela sondagem da Maktest, manter a sua posição parlamentar, assegurando onze por cento dos votos.
O PP, que vive neste momento uma luta interna também decorrente dos resultados aquém do que se tinham proposto nas eleições autárquicas, ficaria pelos nove por cento dos votos, seguido pelo Bloco de Esquerdo, que se fica com três pontos percentuais.
O DN escreve que a análise das intenções de voto em termos regionais mostra que a Grande Lisboa está dividida entre o voto socialista e o voto laranja, separados apenas por um ponto percentual (34 e 33 por cento, respectivamente), enquanto que o Grande Porto é espaço para o voto no PSD (41 por cento).
As mulheres votam de forma equilibrada, dando 37 por cento a preferência aos socialistas e 38 por cento aos sociais-democratas, sendo que entre os homens 40 por cento votariam no PSD e 31 por cento no PS, revela a sondagem.
Quanto à faixa etária, são os mais jovens a aderir à nova onda laranja, sendo que o PSD conta com a preferência dos inquiridos com idades entre os 18 e os 24 anos e 25 e 34 anos. É no grupo das pessoas com idades compreendidas entre os 45 e os 56 anos que a maioria (46 por cento) votaria nos socialistas.

Sugerir correcção
Comentar