Dennis Tito está a adorar o espaço

Foto
Dennis Tito vai passar seis dias de férias na ISS EPA/NTV

O primeiro turista espacial, o milionário norte-americano Dennis Tito, já chegou à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla inglesa) e diz estar a "adorar o espaço".

Tito não conseguia esconder a sua satisfação à medida que flutuava pelos corredores da ISS, onde iniciou hoje as suas férias espaciais, que lhe custaram 20 milhões de dólares (22,4 milhões de euros/ 4,5 milhões de contos). "É uma grande viagem! Não entendo de que adaptação falam por aqui. Eu já estou adaptado. Adoro o espaço", disse Tito, citado pela CNN. O comandante russo da Estação, Iuri Usachev, recebeu o turista e os dois cosmonautas russos Talgat Musabaiev e Iuri Baturin, que conseguiram atracar sem problemas a cápsula Soiuz à ISS, depois de uma viagem de dois dias desde o cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
Tito, 60 anos, antigo engenheiro da Agência Espacial Norte-Americana (NASA), teve um intenso treino durante nove meses para poder passar apenas seis dias de férias a 385 quilómetros da Terra.
"Dennis ficou dez anos mais novo", afirmou Musabaiev, segundo a Reuters, apesar de o turista se ter sentido ontem indisposto e ter vomitado - uma situação normal mesmo para os astronautas no primeiro dia no espaço.
A NASA não aprovou a viagem de Dennis Tito, afirmando que a sua presença pode ser incomóda em caso de emergência. Mas a Rússia está empenhada em levar outros turistas até à ISS, apesar das reticências norte-americanas.
A ISS é um projecto de investigação espacial conjunto dos EUA, Rússia, Canadá, Japão e vários países europeus.
Washington é o principal financiador do projecto, mas Moscovo - que beneficia de uma experiência de 15 anos na estação espacial Mir - desenhou e construiu a maioria das peças e módulos-chave da estação.

Sugerir correcção
Comentar