Operação de destruição da Mir já começou

Foto
Até agora as operações estão a decorrer de acordo com os cálculos dos responsáveis russos Alexander Nemenov/AFP

A operação de destruição da Mir começou hoje às 00h33 (hora portuguesa), altura em que a estação espacial russa recebeu o primeiro de três impulsos com vista à sua descida para a Terra, anunciou o centro de controlo de voos espaciais russo em Korolev, perto de Moscovo.

Este impulso, tal como o segundo a acontecer daqui a algumas horas, foi dado por uma nave Progresso que com os seus propulsores contraria desta forma a velocidade orbital da Mir, obrigando-a a adoptar um determinado grau de inclinação.Segundo o centro de controlo os oito propulsores da Progresso funcionaram como o previsto e a estação está neste momento orientada segundo os cálculos. Todos os sistemas da estação estão a funcionar correctamente, adiantou a mesma fonte.
O centro de controlo difundiu as imagens da Terra filmadas a partir da estação depois de os motores da Progresso terem sido activados.
O primeiro impulso foi dado numa altura em que a estação se encontrava sobre o Oceano Índico, a norte do Equador.
Os dois primeiros impulsos têm por objectivo colocar a Mir numa órbita provisória e serão seguidos por uma terceira e última impulsão, mais potente que as precedentes, que será dada quando a estação estiver sobre o Mediterrâneo, conduzindo à sua queda.

Sugerir correcção
Comentar