PS recupera no Barómetro DN/TSF/Marktest

Foto
Jaime Gama é o ministro mais conceituado do Executivo socialista DR

Se as eleições legislativas se realizassem hoje, o Partido Socialista venceria com 39 por cento dos votos, um resultado cinco pontos abaixo daquele que foi alcançado nas eleições de 1999, quando obteve 44,6 por cento.

Estes são dados do barómetro DN/TSF/Marktest relativo a Janeiro, onde o PS parece consolidar a recuperação iniciada em Outubro (37 por cento), depois de, no Verão, ter atingido o seu pior resultado nesta sondagem, com 35 por cento.O PSD também regista uma subida, com 33 por cento, constituindo o melhor resultado dos social-democratas desde há meses, ultrapassando a fasquia dos 30 por cento.
Pelo contrário, o CDS/PP apresenta o seu pior resultado dos últimos meses, ficando-se pelos onze por cento das intenções de voto, uma queda de quatro pontos relativamente ao anterior barómetro. Aparentemente, os votos perdidos pelos populares foram transferidos para o PSD, dado que, não obstante a subida verificada pelo partido liderado por Durão Barroso, a esquerda conseguiria assegurar ainda assim a maioria na Assembleia em caso de eleições.
As intenções de voto na CDU, a coligação liderada pelo PCP, não apresentam alterações significativas, perfazendo dez por cento do eleitorado, uma ligeira quebra relativamente aos 11 por cento de Outubro e Novembro.
Mais estável que a CDU revela-se o Bloco de Esquerda, quedando-se nos três por cento desde Setembro.

Comparação com as legislativas de 1999

Comparando o barómetro de Janeiro com os resultados das eleições legislativas de 1999, verifica-se que o PS obteria hoje menos cinco por cento dos votos, enquanto que o PSD revela uma ligeiríssima subida relativamente aos 32,3 por cento de 1999. Também a CDU consegue uma pequena subida em comparação com o resultado das legislativas, quando obteve 8,9 por cento dos votos.
Embora tenha descido em relação às últimas sondagens, o CDS/PP consegue mais quase três pontos do que nas últimas eleições para o Parlamento.
Apesar da estabilidade apresentada no barómetro dos últimos meses, o BE consegue uma ligeira subida relativamente aos 2,4 por cento de 1999.

Jaime Gama é o mais popular dos ministros

Quanto à apreciação que os portugueses fazem do Governo socialista, Jaime Gama estreia-se em vantagem, revela a sondagem periódica. Sessenta e seis por cento dos inquiridos consideram que o ministro dos Negócios Estrangeiros tem tido um desempenho positivo. No último lugar do ranking ministerial está, segundo o barómetro, a ministra da Saúde.
Somente 30 por cento dos inquiridos consideraram positivo o mandato de Manuela Arcanjo, enquanto que 51 por cento criticam a sua actuação.

Sugerir correcção
Comentar