Marcelo participa em jantar solidário no Funchal para ajudar vítimas dos fogos

Evento realiza-se a 29 de Agosto na Quinta Magnólia. Verbas reverterão para apoiar as pessoas afectadas pelos incêndios.

Foto
Marcelo Rebelo de Sousa já tem em mãos o Orçamento do Estado para 2016 Patrícia de Melo Moreira / AFP

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, será o convidado especial do "Encontro Social e Solidário" marcado para 29 de Agosto na Quinta Magnólia, na Madeira, e cujas verbas reverterão para apoiar as pessoas afectadas pelos incêndios.

A presença do chefe de Estado no evento, no âmbito da visita que vai efectuar à Madeira, foi divulgada esta quinta-feira numa conferência de imprensa realizada naquele espaço do Funchal.

Ricardo Silva, representante da associação Garouta do Calhau, de Nini Andrade, uma das instituições organizadoras, adiantou que são esperadas "cerca de três mil pessoas".

Com o objectivo de homenagear os bombeiros, a polícia, o exército e todos os madeirenses, o encontro, que inclui um jantar, é promovido também pela associação Casa do Voluntário, pela delegação regional da Cruz Vermelha e pelo Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

O porta-voz da Garouta do Calhau mencionou que muitos grupos e artistas já manifestaram vontade de participar nesta festa solidária, que tem a presença confirmada de elementos de 64 instituições sociais.

Ricardo Silva explicou que o encontro, que habitualmente reúne os representantes de várias instituições de carácter social do arquipélago, mas sem incluir um jantar solidário, ganhou outra dimensão com os incêndios que fustigaram a ilha da Madeira na semana passada.

"Quanto à alimentação, esta será oferecida por diversos restaurantes de grandes grupos hoteleiros da região", revelou, apontando que o custo é de 10 euros, "para que ninguém fique de fora".

Vários incêndios que deflagraram no Funchal a 8 de Agosto provocaram três mortos e cerca de mil desalojados e deslocados.

Aproximadamente três centenas de imóveis públicos e privados ficaram danificados.

Os danos materiais ainda não estão totalmente contabilizados, mas só no concelho do Funchal, o mais afectado pelo fogo, estão estimados em 61 milhões de euros.     

Sugerir correcção
Comentar