Contratorpedeiro russo dispara tiros de aviso contra barco turco

Confronto no Mediterrâneo alimenta tensão entre os dois países.

Foto
Submarino russo escoltado por um navio da Guarda Costeira turca na saída do Bosforo Murad Sezer/REUTERS

O Ministério da Defesa russo anunciou que um dos seus navios no mar Egeu, o contratorpedeiro Smetlivy, disparou tiros de aviso contra um barco turco que estava a menos de 1km de distância para evitar uma colisão.

O adido militar da embaixada turca em Moscovo foi chamado para falar sobre o incidente, que ocorreu a cerca de 22kms da ilha de Lemnos, no Norte do Egeu, dizem ainda as autoridades russas, citadas pela agência noticiosa Interfax.

Sem avançar o nome da embarcação turca, que aparentemente seria um barco de pesca, o Ministério da Defesa russo diz que o navio não respondeu a mensagens de rádio nem a alertas visuais do Smetlivy mas mudou de curso drasticamente após terem sido disparados os tiros de aviso, quando chegou a cerca de 500 metros do contratorpedeiro russo, noticia a Reuters.

A tensão entre Ancara e Moscovo está ao rubro, depois de a Turquia, país membro da NATO, ter abatido um caça russo, que terá violado o espaço aéreo turco quando fazia bombardeamentos na Síria.

Foi o primeiro caça russo a ser abatido naquela região desde o início da campanha de bombardeamentos na Síria ordenada pelo Presidente Vladimir Putin, em Setembro, mas foi, acima de tudo, um ataque de um membro da NATO contra um avião militar da Rússia – o primeiro de que há registo, pelo menos, desde o fim da Guerra Fria.

Sugerir correcção
Ler 49 comentários