Sofia, a miúda de 17 anos que tem um município na mão depois de ganhar eleições

Jovem autarca da Feira aplica 10 mil euros em bolsas de mérito, parque para skaters e workshop de orientação vocacional. Ser mãe é o seu maior sonho

Foto
Sofia Pais teve de gerir uma equipa de 19 jovens Adriano Miranda

Sofia Pais nem sabe para que lado se virar. Teve testes durante a semana, falta um dia para a gala em que atribuirá bolsas de mérito aos 24 melhores alunos do secundário das escolas públicas e privadas do concelho de Santa Maria da Feira, uma das suas propostas eleitorais. Há coisas para preparar. Alinhar ideias para o discurso em que fará o balanço da sua experiência, rever o alinhamento, acertar pormenores com os colegas. Em Dezembro, a jovem de 17 anos, eleita a mais jovem autarca do país num projecto pioneiro a nível nacional, dinamizado pela Câmara de Santa Maria da Feira, termina o seu “mandato” autárquico com bolsas para bons alunos, dadas na última sexta-feira na biblioteca municipal, o esboço de um skate parque e um workshop para ajudar os jovens do secundário a pensarem bem nas suas escolhas depois do liceu terminar. E assim serão aplicados os 10 mil euros do orçamento definido para a primeira edição do Jovem Autarca, iniciativa que permite aos jovens passarem por um processo semelhante às eleições a sério e “gerirem” um município com cerca de 140 mil habitantes com a ajuda de políticos que conhecem os cantos à casa.

Sofia Pais foi eleita em Dezembro do ano passado entre 21 candidatos de várias escolas, tomou posse em Fevereiro e os meses que se seguiram foram de intenso trabalho. Nem sempre foi fácil. Teve de gerir uma equipa de 19 jovens dos 13 aos 17 anos. “Trabalhar em equipa e gerir consensos é muito difícil, não tinha noção de que seria tão complicado. É difícil, de facto, colocarmo-nos na posição do outro, ouvirmos todas as propostas, amenizar ou mediar debates”, conta. As dificuldades foram diminuindo de intensidade. A equipa analisou ideias e apresentou propostas aos políticos da praça: colocar mais transportes públicos à porta das escolas, melhorar as paragens dos autocarros, construir mais uma secundária no concelho. Sofia garante que teve mais alegrias do que dores de cabeça. “Só sabemos valorizar um mau dia se soubermos o que é ter uma dor de cabeça”, comenta. Uma das primeiras pedras no sapato foi não conseguir patrocínios de empresas para esticar o orçamento de 10 mil euros. As portas fecharam-se. “Estava confiante que conseguiríamos patrocínios, mas não acho assim tão anormal porque foi o primeiro Jovem Autarca”, repara.

Para o ano estará numa faculdade do país. Afinal quem é esta miúda que teve a oportunidade de gerir o concelho da Feira, município com cerca de 140 mil habitantes? Excelente aluna, média de 19,3 no 11.º ano, a frequentar o 12.º ano de Economia na Secundária da Feira. Anda indecisa entre seguir Economia ou Direito no ensino superior. O coração balança mais para a magistratura, gostava de ser juíza. Com o trabalho de jovem autarca deixou temporariamente a dança, mas continuou a sair com os amigos ao fim-de-semana, ir ao cinema, passear. O seu maior sonho? “Gostava muito de ser mãe, não sei explicar”. Não é preciso. Sofia acredita na sua geração. “Todos os jovens têm um potencial que, se calhar, eles próprios desconhecem. Há uma parte que não faz questão de descobrir já, há outra que se interessa por estes assuntos. Há os que se interessam e os que não querem saber”. No entanto, a balança pende mais para um lado. “Acredito no potencial da minha geração e pude comprovar pela minha equipa que fez várias coisas”.

Em Berlim, com Merkel  

A vida de Sofia Pais não mais será a mesma. A oportunidade de vestir a pele de jovem autarca levou-a até Berlim em Maio, à Cimeira da Juventude J7, a convite da Unicef Portugal, onde encontrou jovens de vários países, fez uma apresentação ao porta-voz do governo alemão, integrou a comissão do comércio justo, e esteve na mesma sala da chanceler Angela Merkel durante hora e meia, no momento de apresentação das propostas reunidas nessa cimeira. “É uma experiência inesquecível”, recorda.

No mês passado, a convite da Câmara de Lewisham, em Londres, acompanhou as eleições do Young Mayor - projecto que, aliás, inspirou a Câmara da Feira -, assistiu à contagem dos votos, ao anúncio dos resultados, e ainda teve oportunidade de se reunir com o presidente do município britânico com quem partilhou motivações e experiências. Uma investigadora que está a avaliar o impacto da participação dos jovens no Young Mayor aproveitou a sua presença para recolher o seu testemunho. Sofia posou para a foto com Emmanuel Olaniyan, eleito jovem autarca de Lewisham que está convidado a acompanhar a eleição da segunda edição do Jovem Autarca da Feira no próximo mês. Alguns meses antes, em Junho, Sofia teve direito a visita guiada à Assembleia da República. Para não falar de várias entrevistas que deu ao longo deste tempo. 

No próximo mês, Sofia Pais passa a pasta. Conselhos para quem se segue? “É preciso ter calma. O que o futuro jovem autarca vai fazer deve ser bem feito, deve envolver sempre todos os colegas. Vivemos numa democracia e, por isso, é importante que a maioria vença”. “Vai receber críticas e elogios e, às vezes, é mais difícil lidar com os elogios porque não podemos ser presunçosos demais. Também é preciso saber lidar com as críticas e fazer aquilo que prometeu, cumprir algumas propostas, a maioria das ideias”. E estar preparado para uma agenda preenchida. 

A segunda edição do Jovem Autarca de Santa Maria da Feira está a mexer e já tem 20 candidatos: 12 alunas e oito alunos, dos 13 aos 17 anos, de seis escolas. Depois de acções de divulgação em todas as EB2,3 e secundárias do município, da fase de candidaturas foram validados, por ordem de chegada, 20 nomes. A campanha eleitoral decorre de 16 de Novembro a 8 de Dezembro e as eleições estão marcadas para 10 de Dezembro. Os candidatos têm trabalho pela frente, preparar material de campanha, debates, escolher a melhor estratégia para passar a mensagem. Já tiveram uma acção de formação em comunicação onde Sofia Pais contou um pouco desta aventura de liderança.

O projecto Jovem Autarca deu a Santa Maria da Feira o Prémio Município do Ano – Portugal 2015, promovido pela Universidade do Minho, na categoria Área Metropolitana do Porto. O prémio foi recebido no Theatro Circo, em Braga. “É fundamental sensibilizar a consciencializar os jovens, desde tenra idade, para a importância de se disponibilizarem para a gestão da coisa pública, encarando a política local como uma actividade nobre, de verdadeiro serviço às populações”, salientou, na ocasião, Emídio Sousa, presidente da Câmara da Feira.

Sugerir correcção
Ler 14 comentários