Para onde vamos, não precisamos de estradas – o DeLorean de Regresso ao Futuro vai ao Porto

Máquina do tempo de Zemeckis junta-se à réplica de um Tie Fighter de Guerra das Estrelas e a Jason Momoa na Comic Con Portugal.

Fotogaleria
O DeLorean de Doc Brown no terceiro filme da série DR
Fotogaleria
O carro foi transformado a partir do modelo original da DeLorean DMC-12 DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
DR
Fotogaleria
O Tie Fighter X4 DR
Fotogaleria
DR

A Comic Con portuguesa vai receber um dos DeLorean que há 30 anos pôs Michael J. Fox e Christopher Lloyd, aliás Marty McFly e Doc Brown, a viajar no tempo. No Porto, entre 4 e 6 de Dezembro, aterrará um dos carros que moram na garagem dos Universal Studios e que foram usados na trilogia Regresso ao Futuroe está assinado pelas duas estrelas dos filmes de Robert Zemeckis.

O DeLorean que precisava de atingir as 88 milhas por hora (140 km/h) no parque de estacionamento do centro comercial de Hill Valley para atingir o seu pleno potencial de máquina do tempo tem como base o modelo verídico da marca DeLorean, o DMC-12. A sua criação deve-se ao realizador e argumentista Robert Zemeckis e a sua transformação numa máquina do tempo operada por um capacitador de fluxo e 1,21 gigawatts de energia deve-se ao trabalho de vários concept artists e designers: primeiro Andrew Probert, mas sobretudo Ron Cobb e Michael Scheffe (o autor do KITT de Knight Rider).

Nas filmagens da trilogia foram usados seis carros – três para Regresso ao Futuro e outros três para as duas sequelas - e foi construída uma versão de fibra de vidro para os momentos de voo do DeLorean. Esse ficou danificado num acidente no local de filmagens, um dos carros reais foi destruído em Regresso ao Futuro III, outros dois terão sido abandonados e dois estão na posse da Universal, pertencendo um último a um coleccionador privado. Apesar de a DeLorean ter falido em 1982, três anos antes da estreia do filme, existem no mundo várias réplicas, uma das quais, por exemplo, é propriedade do jogador da NBA Tony Parker.

O evento está a associar-se a várias entidades para trazer adereços e peças emblemáticas de filmes da cultura geek recente ao Porto e desta vez foi a distribuidora e canal de cinema Cinemundo, que vai passar em Janeiro a trilogia, o parceiro que contribuiu para a presença do carro das portas ascendentes. Mas tudo poderia ter sido bem diferente. Inicialmente, Bob Gale e Zemeckis tinham pensado numa máquina do tempo bem mais prosaica – um frigorífico.

No rol de que o evento começa a acumular está também uma réplica, feita por um empenhado grupo de fãs com muitos recursos (Project X1), de uma nave Tie Fighter da trilogia original de Guerra das Estrelas. O Tie Fighter X4 foi construído em 53 dias e mede mais de seis metros de altura e 5,8 metros de largura e estará também em Dezembro na 2.ª edição da Comic Com Portugal.

Ainda no universo Star Wars, estará presente na convenção o ilustrador da Lucasfilm e da Disney Tsuneo Sanda e, ainda na ficção científica, mas televisiva, haverá uma exposição patrocinada pelo canal SyFy dedicada à série que transmite desde o final de Setembro, Heroes Reborn. Entre as presenças de actores já confirmadas encontram-se Jason Momoa (o Khal Drogo de Guerra dos Tronos e o próximo Aquaman) e o trio de Teen Wolf Holland Roden, Linden Ashby e Susan Walters.

No campo da BD e literatura, os premiados Brian Azzarello (DC Comics, Vertigo, Wonder Woman, 100 Balas) Miguelanxo Prado ou Samantha Shannon (The Bone Season) vão estar também presentes.

 

Sugerir correcção
Comentar