Axpo entra na Goldenergy e reforça presença no mercado energético

Concentração no mercado nacional foi notificada à Autoridade da Concorrência.

Foto
oxana ianin

A multinacional Axpo, com sede na Suíça, quer reforçar a actividade no mercado português com a entrada no capital da Goldenergy, empresa de abastecimento de gás natural e electricidade a clientes industriais e a grandes consumidores, que integra o grupo DouroGás.

A Axpo, que produz e comercializa energia em vários países europeus, tem actualmente presença em Portugal através da Axpo Iberia, que actua como fornecedora grossista de gás natural e electricidade bem como no fornecimento de electricidade a clientes industriais e a grandes consumidores finais.

Com a entrada no capital da Goldenergy, que vai continuar a ter a DouroGás entre os seus accionistas, a Axpo passa a ter também acesso aos mercados regulados nos municípios do Alto Douro e Minho, onde a Goldenergy tem uma penetração relevante. 

A operação de concentração foi notificada no final de Agosto à Autoridade da Concorrência (AC), que, nos próximos dez dias uteis, manterá aberto o período de consulta pública em que receberá observações de eventuais interessados. Na nota da AdC não é revelada a percentagem da participação que a Axpo pretende adquirir. Contactada pelo PÚBLICO, a Axpo remeteu mais informações para quarta-feira. 

A DouroGás está presente na distribuição e venda de gás propano em toda a região Norte de Portugal, sendo também responsável pela prestação de serviços de medição e controlo de fluidos, e opera no negócio de abastecimento de gás natural a veículos. É também detentora da Sonorgás, empresa que tem uma penetração de mercado relevante na distribuição de gás natural nos mercados regulados do Alto Douro e Minho.

Apesar de já estar presente em Portugal, os suíços não operavam no segmento de clientes domésticos. A Axpo é uma empresa de capitais públicos suíços cujos principais accionistas são o cantão de Zurique e a Utilities of Canton of Zurich (subsidiária do sector energético do cantão).

Criada em 2008 pela Dourogás, a Goldenergy focou-se principalmente no mercado de gás natural, tendo entrado no mercado de electricidade no ano passado. Segundo os dados de Junho da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), a empresa é a quinta maior em termos de clientes no mercado português. Com uma quota de 1,5% no mercado liberalizado de electricidade, a Goldenergy está atrás da EDP (84,5%), Galp (6,2%), Endesa (4,5%) e Iberdrola (1,8%).

Em termos de clientes domésticos, um segmento que é dominado pela EDP (80,4%), a Goldenergy detém uma quota de 1,1%.

No segmento de grandes consumidores, a Axpo tem uma quota de 0,5%, colocando-se como na sétima posição. Em relação aos clientes industriais – que a ERSE classifica como “aquele que apresenta um maior potencial de intensidade competitiva“ – a empresa suíça situa-se no mesmo lugar da tabela, mas com uma quota de mercado de 1,8%.

Segundo a ERSE, cerca de 50 mil consumidores aderiram ao mercado livre em Junho, com o número a atingir os 4,1 milhões de clientes, num crescimento que significa 41% face a 2014. Nesse mês, o último do qual há registo, o mercado livre representava 87,6% do consumo do continente e 67% do total de clientes.

No mercado de electricidade, ao todo, existem 16 operadores, dos quais cinco começaram a actividade em Portugal já em 2015.

Em relação ao gás natural, um documento da mesma entidade mostra que, entre Maio e Junho, num mercado dominado pela Galp, a Goldenergy é a terceira companhia com mais clientes, apesar de a sua quota ter descido 1,3 pontos percentuais para 23%. No entanto, a empresa nortenha fornece apenas 3,6% do gás vendido em Portugal.

Sugerir correcção
Comentar