Site do Guardian muda para endereço global

Dois terços da audiência digital do jornal vêm de fora do Reino Unido.

Foto
O site do Guardian teve em Abril 81 milhões de visitantes D.R.

O jornal britânico The Guardian tem vindo a caminhar rumo a um posicionamento como uma marca de informação global e anunciou mais um passo: este ano, o site passará a estar disponível em theguardian.com, em vez do actual guardian.co.uk.

O novo endereço na Internet vai também agregar a versão do Guardian para os EUA, hoje disponível em guardiannews.com, a versão do site para telemóveis e ainda a edição australiana, que está em fase de desenvolvimento.

“A nossa audiência já não está sobretudo no Reino Unido”, escreveu a responsável pelas operações digitais do jornal, Tanya Cordrey, numa nota publicada no site do Guardian. “Todos os meses, o nosso conteúdo online é acedido a partir de quase todos os países do mundo. Na verdade, os utilizadores no Reino Unido representam apenas um terço da nossa audiência total”.

A nota cita dados da entidade inglesa responsável pela medição de audiência dos jornais, segundo os quais o Guardian teve, em Abril, 81 milhões de visitantes únicos e 470 milhões de páginas visualizadas.

O espanhol El País (que se define como o “jornal global em espanhol”) seguiu há uns anos uma estratégia semelhante, quando adoptou o endereço elpais.com, quando estava antes apenas em elpais.es.

Sugerir correcção
Comentar