Um dos primeiros computadores da Apple foi leiloado por 296 mil euros

Foto
O Apple I é constituído apenas por uma placa de circuitos Sotheby's

Um icónico Apple I, o primeiro modelo de computador da empresa, foi nesta tarde leiloado em Nova Iorque por 375.500 dólares (cerca de 296 mil euros), mais do dobro da estimativa máxima da leiloeira Sotheby's.

O computador, que ainda funciona, faz parte das cerca de 200 unidades montadas por Jobs e Wozniak entre 1976 e 1977. O primeiro Apple I surgiu em Abril de 1976, ainda antes de a Apple ser oficialmente constituída como empresa (o que aconteceu em Janeiro do ano seguinte).

Com este modelo, Jobs conseguiu convencer uma cadeia de electrónica a fazer uma encomenda de 50 unidades e o sucesso da experiência acabou por levar os dois jovens (Jobs tinha então 21 anos e Wozniak, 26) a lançarem a companhia que se tornaria uma multinacional.

A identidade do comprador, que licitou por telefone, não foi revelada. A Sotheby's vendeu ainda uma nota escrita por Jobs quando este trabalhava na Atari, uma empresa de videojogos, por 27.500 dólares (21.800 euros).

O Apple I é constituído apenas por uma placa de circuitos, à qual os compradores tinham de ligar teclado, monitor, cabo para a corrente eléctrica e demais componentes que quisessem acrescentar. Muitos acrescentavam uma caixa de madeira, que dava à unidade um aspecto mais próximo do de um computador completo.

O Apple I era descrito na publicidade da época como um “microcomputador de baixo custo”. Um anúncio de Outubro de 1976 chamava a atenção para os 4KB de RAM (podiam ser expandidos) e para a oferta de uma cassete com o software Apple Basic, resultado de uma adaptação da linguagem Basic feita por Wozniak. Em termos gráficos, o computador suportava 24 linhas de texto, com 40 caracteres cada uma – na altura, os computadores ainda não mostravam imagens e as interfaces gráficas estavam longe de existir. Custava 666,66 dólares, porque Wozniak gostava de números repetidos.

A máquina destinava-se sobretudo aos amadores de informática, que então se reuniam em clubes. “O Apple I não servia para grande coisa, mas era incrível ter o nosso próprio computador”, chegou a afirmar Steve Jobs, numa entrevista, anos depois do lançamento do computador, que era montado pelos dois empreendedores e por amigos e pela irmã de Jobs, na garagem dos pais deste.

Sugerir correcção
Comentar