Exportações de têxteis e vestuário subiram 9% em Julho

Vendas para o exterior nos primeiros sete meses aumentaram 4% em termos homólogos.

Foto
Exportações de vestuário mantém-se em crescimento. Adriano Miranda

As exportações de têxteis e vestuário aumentaram 9% em Julho, comparativamente com o valor registado no mês homólogo do ano passado, destaca a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP), em nota divulgada nesta quarta-feira.

Considerando o período de Janeiro a Julho de 2015, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), as exportações de têxteis e vestuário ascenderam a cerca de três mil milhões de euros, tendo-se verificado um crescimento de 4%, em termos homólogos.

Por segmentos, as exportações de têxteis-lar e outros artigos têxteis confeccionados aumentaram 9%, as de vestuário cresceram 3% e as de matérias-têxteis subiram 3%.

A ATP destaca que nos primeiros sete meses do presente ano, os mercados que registaram maior crescimento em termos absolutos foram a Espanha (9%), os EUA (33%), a Alemanha (6%), a Holanda (7%), o Reino Unido (2%), a Roménia (16%), o Canadá (19%), a República Checa (14%), a Argentina (93%) e os Emirados Árabes Unidos (24%).

O saldo da balança comercial dos produtos têxteis e vestuário é de 751 milhões de euros, correspondendo a uma cobertura de exportações sobre importações de 1,3.

Sugerir correcção
Comentar