Portugueses consideram a TAP a melhor companhia aérea

A familiaridade é um dos atributos que os portugueses atribuem à transportadora portuguesa.

Foto
PS diz que não há "condições legais nem politicas" para que se mantenha o processo de venda da TAP Paulo Ricca

Um estudo de mercado do grupo Marktest revela que a TAP está em primeiro lugar nas preferências dos portugueses quanto a companhias aéreas. A transportadora nacional é apontada como aquela que possui uma melhor reputação em critérios como a familiaridade, a confiança, a admiração e a imagem.

O estudo abrangeu 140 marcas de sectores de actividade tão distintos como o imobiliário, as águas engarrafadas, a banca ou o desporto. Com uma pontuação total de 76,63 pontos que lhe conferiu a 22ª posição no ranking global, a TAP é a primeira na lista de companhias aéreas. Seguem-se a British Airways, com 66,54 pontos, e a Fly Emirates, com 66,35 pontos.

A companhia alemã Lufthansa e a Sata International estão, respectivamente, no quarto e quinto lugares. Já as companhias de baixo custo Ryanair e easyJet também alcançaram boa pontuação, posicionando-se nos sétimo e oitavo lugar do Marktest Reputation Index

Para este índice foram tomados como base critérios como a familiaridade, a confiança, a admiração, a imagem e a word of mouth. A TAP destaca-se na familiaridade, uma vez que é aqui que atinge a maior pontuação do índice, com 81 pontos. Com esta pontuação, a TAP entra no top 10 na globalidade das marcas com melhor índice nesta variante, face às outras empresas aéreas. Como o segundo melhor aspecto do índice está a confiança na companhia portuguesa, com 77,22 pontos. 

Em seguida está a admiração que os portugueses têm pela companhia portuguesa com uma pontuação de 75,44. A imagem da TAP conseguiu 74 pontos do índice e, por fim, no critério word of mouth (disposição para recomendar a alguém) conseguiu reunir 72,67 pontos.  

Também no caso das duas companhias low-cost o índice de familiaridade é o que tem mais peso na apreciação geral.

O inquérito pretendia também saber se as pessoas estavam satisfeitas com a companhia portuguesa e se a recomendariam. No universo de pessoas que viajaram nos últimos 12 meses e, numa escala de 1 a 10, a TAP conseguiu 8,34 pontos no critério de satisfação e 8,36 pontos no de recomendação. Os resultados obtidos nestas categorias estão acima da média de todas as companhias avaliadas.

Os dados para a realização do estudo foram recolhidos entre os dias 17 de Abril e 6 de Maio, período que coincidiu com o início da greve dos pilotos da transportadora nacional e a polémica envolvendo a privatização.
As conclusões foram obtidas através de uma base de cerca de 2000 inquéritos a pessoas com mais de 15 anos.

 Notícia editada por José Manuel Rocha

 

 

 

 

 


Sugerir correcção
Ler 4 comentários