Grupo Sata regista prejuízo de 15,7 milhões em 2013

Queda da procura de transporte aéreo, aumento de custos com pessoal e com reparações pressionaram contas.

Foto
Reposição dos salários decidida pelo Tribunal Constitucional foi um dos factores que pesou nas contas de 2013 DR

O Grupo SATA registou em 2013 um prejuízo de 15,75 milhões de euros. Em comunicado divulgado neste sábado, a transportadora aérea açoriana atribuiu os resultados à “retracção da actividade económica a nível nacional e internacional e o seu consequente impacto directo na procura de transporte aéreo”.

A SATA precisa que o prejuízo teve “especial origem nas perdas da empresa SATA Internacional", de 12,87 milhões de euros", mas adianta que o desempenho de 2013 foi “negativamente impactado por factores de diversas origens e que pela sua própria natureza são irrepetíveis”.

A transportadora menciona o “aumento dos custos previstos com o pessoal, por força das decisões do Tribunal Constitucional, perdas de contractos já celebrados, custos com irregularidades e quebra significativa de vendas, nomeadamente em períodos que correspondem a picos de operação, todas elas decorrentes da instabilidade laboral que afectou a empresa no primeiro semestre e reparações em aviões que não se encontravam previstas”.

A receita total do grupo SATA, que agrupa a SATA Air Açores e a SATA Internacional, atingiu 225,6 milhões de euros. Já os custos fixaram-se em 241,3 milhões de euros.

“Se destes custos se expurgarem os efeitos excepcionais verificados em 2013, o Grupo SATA teria tido custos de 233,6 milhões de euros, em linha com os desempenhos anteriores", acrescenta a nota, citada pela Lusa. A empresa garante assim que "tem condições para assegurar o equilíbrio da sua exploração, caso não seja afectado por factores externos, que impliquem de forma directa com a sua actividade".

Os relatórios e contas relativos ao exercício de 2013 foram apresentados e “aprovados por unanimidade” nas assembleia-gerais das diversas sociedades que integram o Grupo SATA, que decorreram na quinta-feira.

 

Sugerir correcção
Comentar