Bancos reduziram avaliação das casas em 7,7% no último ano

Valores de Dezembro continuam a revelar queda do valor por metro quadrado.

Foto
Queda da avaliação bancária mostra cautela dos bancos na concessão de crédito. PÚBLICO

O valor médio de avaliação bancária para o conjunto do ano 2012 fixou-se em 1035 euros por metro quadrado, o que se traduziu numa diminuição de 7,7% face ao ano anterior.

Os dados do Instituto Nacional de Estatística, divulgadas esta sexta-feira, revelam que, entre 2011 e 2012, todas as regiões registaram variações negativas, que, no entanto, foram mais intensas na região de Lisboa  (-9,7%) e na Região Autónoma dos Açores (-11,8%).

Por natureza de alojamentos, no ano de 2012, o valor médio de avaliação bancária, que é definido para efeitos de atribuição de empréstimos, diminuiu 9,0% nos apartamentos e 5,5% nas moradias, para valores médios de avaliação de 1064 euros por metro quadrado e de 985 euros por metro quadrado.

Em Dezembro, mês que ainda não tinha sido divulgado, o valor médio de avaliação bancária de habitação do total do país situou-se em 1019 euros por metro quadrado, o que correspondeu a uma diminuição de 0,2% face a Novembro e de 5,1% face a Dezembro de 2011.

A queda da avaliação bancária mostra uma maior cautela dos bancos na concessão de empréstimos, designadamente para a compra de habitação.

 
 
 
 

Sugerir correcção
Comentar