Telecom Italia nega qualquer negociação em curso com a Oi

Operadora móvel TIM garante que a Telecom Italia não está a preparar uma operação de aquisição da empresa liderada por Zeinal Bava.

Foto
Oi teve prejuízo de mais de mil milhões de euros em 2014 Rui Gaudêncio

Nem aliança nem tentativa de compra. A brasileira TIM veio garantir ao mercado que a sua principal accionista, a Telecom Italia (com cerca de 67% do capital), não está envolvida em qualquer negociação com a Oi.

Na terça-feira, o jornal italiano Il Sole 24 Ore noticiou que a Telecom Italia estava a analisar uma aliança com a Oi. E já durante a tarde, a agência Bloomberg avançou que a TIM estaria a estudar o lançamento de uma OPA sobre a empresa que está em processo de fusão com a PT. Em consequência, as acções da Oi e da PT dispararam em bolsa e as da TIM caíram a pique.

Nesta quarta-feira, a TIM vem pôr fim ao rumor. Num comunicado onde refere que a “mais recente variação no volume e preços” das suas acções “pode estar relacionada a rumores, divulgados na imprensa”, dando conta de que a "Telecom Italia está trabalhando em uma oferta para adquirir a Oi", a operadora móvel liderada por Rodrigo Abreu revela que questionou a empresa italiana a esse respeito.

E a resposta foi a de que “não há nenhuma discussão em curso envolvendo qualquer transacção entre a Telecom Italia e a Oi”, assegura a TIM.

O comunicado da TIM nada refere quanto às demonstrações de interesse da Oi na TIM. No final da semana passada, a empresa liderada por Zeinal Bava reiterou ter contratado o Banco BTG Pactual para desenvolver uma proposta de aquisição da posição da Telecom Italia na TIM. De forma a viabilizar este negócio, o BTG Pactual “tem mantido conversas com empresas operadoras de telecomunicações com relação a uma possível operação”, entre eles a América Móvil, dona da Claro, disse a Oi, sem adiantar mais pormenores.

Até à data (12 de Setembro) “não há qualquer definição ou acordo com relação a uma estrutura para a operação [de compra da TIM], e não foram assinados quaisquer instrumentos ou propostas visando uma operação”, concretizou a Oi.

Sugerir correcção
Comentar