Taxa de desemprego manteve-se nos 10,9% em Setembro

Primeira estimativa – provisória – para Outubro aponta para descida do desemprego para 10,8%.

Foto
Em Setembro havia 558,2 mil desempregados, segundo o INE Rita Franca

A taxa de desemprego manteve-se em Setembro nos 10,9% da população activa, ficando no mesmo valor dos dois meses anteriores, segundo os dados definitivos divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A estimativa provisória, divulgada há um mês, apontava uma ligeira descida do desemprego em relação a Agosto, colocando a taxa nos 10,8%, mas os dados definitivos apontam para uma revisão em alta (0,1 pontos percentuais). Conclusão, a taxa de desemrpego está nos 10,9% há três meses consecutivos.

Em Setembro, havia 558,2 mil pessoas desempregadas. Em termos absolutos, a população desempregada diminuiu 0,3% em relação a Agosto, o que representa menos 1600 pessoas fora do mercado de trabalho.

O desemprego jovem teve um aumento mensal significativo e não seguiu a tendência de estabilização verificada na taxa de desemprego total. Assim, 28,6% dos jovens entre os 15 e os 24 anos estavam desempregados, bem acima dos 26,7% registados em Agosto. Olhando para os números absolutos, esta taxa representa 103.800 pessoas sem trabalhar, mais 7500 do que no mês anterior. Para Outubro, os dados provisórios apontam para um aumento muito ligeiro do desemprego jovem, com a taxa a situar-se em 28,9%.

A população empregada registou uma diminuição face ao mês anterior. Em Setembro, havia 4567,9 mil pessoas a trabalhar, menos 5100 do que em Agosto.

Para Outubro, a estimativa provisória do INE aponta para uma descida mensal do desemprego para os 10,8%. “Neste mês, a estimativa provisória da população desempregada foi de 553,7 mil pessoas e a da população empregada foi de 4569,6 mil pessoas”, escreve o INE.

Já na comparação com Outubro do ano passado, a taxa de desemprego provisória recuou dos 12,4% para os 10,8%, com menos 81 mil pessoas desempregadas.O emprego parece estar a recuperar, com 80 mil pessoas integradas no mercado de trabalho face ao período homólogo.

As estatísticas do desemprego que o INE divulga todos os meses são ajustados de sazonalidade e dizem respeito à população dos 15 aos 74 anos, não podendo ser directamente comparáveis com os dados trimestrais do mercado de trabalho divulgados pelo mesmo instituto estatístico (onde se considera a população com 15 e mais anos, em linha com os conceitos da Organização Internacional do Trabalho, sendo a taxa mais recente de 10,5% para o trimestre de Julho a Setembro).

Nos dados mensais, os valores referem-se a trimestres móveis: há um mês de referência, que corresponde ao mês central desse período (no caso dos valores definitivos de hoje esse mês é Setembro), sendo ainda considerados os valores do mês anterior e do mês seguinte.

Sugerir correcção
Comentar