Subsídio extra só chega a 2575 desempregados de longa duração

Segurança Social notificou quase 16 mil potenciais beneficiários.

Foto
Cláudia Joaquim (ao centro) esteve nesta quarta-feira no Parlamento Miguel Manso

O apoio extraordinário para os desempregados de longa duração, em vigor desde Abril, chega neste momento a 2575 pessoas. Os dados foram avançados pela secretária de Estado da Segurança Social, Cláudia Joaquim, durante uma audição parlamentar para debater a proposta de Orçamento do Estado (OE) para 2017 e fica aquém dos 40 mil que o Governo esperava abranger no conjunto do ano.

Nos últimos seis meses, adiantou, foram contactados 15.811 ex -beneficiários de subsídio social de desemprego, identificados como potenciais beneficiários do apoio extraordinário.  

Até Outubro, deram entrada nos serviços 4890 requerimentos, dos quais 2575 receberam luz verde para acederem ao subsídio e 2244 foram indeferidos (a diferença face ao total de requerimentos entrados tem a ver com os processos pendentes).

O apoio extraordinário para desempregados de longa duração foi integrado no OE para 2016 por proposta do PCP e permite que os desempregados que tenham deixado de receber o subsídio social há um ano (360 dias) poderão aceder a uma nova prestação.

Na altura o PCP estimava que a medida pudesse chegar a “cerca de 40 mil pessoas” e custaria 29 milhões de euros.

No próximo ano, o Governo vai manter o apoio, tal como prevê a proposta de OE que esteve em debate nesta quarta-feira na Assembleia da República.

Sugerir correcção
Comentar