Sector do calçado investe 20 milhões de euros na promoção internacional

Só no próximo mês, Portugal vai estar representado em 20 feiras em todo o mundo.

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Calçado e vestuário entre as classes de produtos com maior queda de preços NELSON GARRIDO

O sector português do calçado vai investir 20 milhões de euros em 2014 e 2015 em acções de promoção internacional cujo objectivo é fazer desta indústria "a mais sofisticada a nível mundial".

Num encontro com jornalistas esta quinta-feira, no Porto, o director executivo da Associação Portuguesa dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos (APICCAPS), João Maia, adiantou que 90% deste investimento será canalizado para a participação em feiras internacionais do sector.

Entre as novas acções promocionais previstas pela associação está, também, o apoio ao desenvolvimento dos planos de comunicação empresarial de 50 empresas portuguesas de calçado, para que possam "assumir um maior protagonismo e ter uma imagem diferenciada".

Com um orçamento na ordem do milhão de euros anual, este projecto visa, conforme salientou o director de comunicação da APICCAPS, Paulo Gonçalves, "amplificar muito a imagem do sector", cujo objectivo é duplicar, até 2025, os 1200 milhões de euros de exportações registados em 2010.

Acompanhando o momento alto das feiras de calçado a nível mundial, em Março e Setembro, a APICCAPS vai colocar, durante estes dois meses, 20 spots publicitários da indústria nacional na Fashion TV. Salientando que "só, no próximo mês, Portugal vai estar em 20 feiras [de calçado] em todo o mundo", Paulo Gonçalves explicou que o que se pretende é chegar aos "mais de 100 mil importadores" que nessa altura estarão em viagem.

Entre as novas acções de promoção da APICCAPS está também a emissão online, já iniciada na quarta-feira, da Portugueses Shoes TV, que pretende assumir-se como uma "plataforma onde se podem encontrar todos os conteúdos audiovisuais do sector", para além de alguma produção própria, como um programa mensal de informação com uma duração de 25 minutos.

De acordo com o director de comunicação da associação, também previsto está o envio mensal de uma newsletter electrónica "para uma base de dados de mais de 20 mil compradores de mais de 100 países", assim como uma actualização trimestral da monografia estatística anual do sector, o World Footwear.

Depois de, no Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) 2007-2013, o sector do calçado ter beneficiado de um investimento de 55 milhões de euros em internacionalização - que se traduziu, segundo a APICCAPS, em 12 mil milhões de euros de exportações - a associação diz aguardar agora com "algum optimismo" o próximo quadro de apoio comunitário Portugal 2020.

"O acordo de parceria estabelece como foco a produção e exportação de bens transacionáveis e vemos com muito bons olhos que assim seja", afirmou o director geral da APICCAPS, Manuel Carlos, confessando-se "esperançado" de que o sector do calçado "possa ser beneficiário" da nova vaga de fundos estruturais.

Em 2013, as exportações da indústria portuguesa de calçado cresceram 8%, passando a barreira dos 1,7 mil milhões de euros e confirmando as previsões que apontavam para um ano recorde de vendas.

Com um total de 1696 empresas e 41.295 postos de trabalho, a indústria portuguesa de calçado exporta actualmente cada par de sapatos a 23,45 euros, o segundo preço médio mais alto do mundo, apenas superado pela Itália, vendendo 95% da produção para o exterior.

Com as exportações a crescerem a um ritmo superior ao das importações, o contributo da fileira para a balança comercial em 2013 foi de 1300 milhões de euros, o que faz do calçado o sector com o maior saldo comercial positivo da economia portuguesa.

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