Redução de TSU abrange 108 mil empresas que pagam salário mínimo

Abrangência da medida ficou abaixo das estimativas do Governo.

Foto
Aumento o salário mínimo foi alvo de um acordo entre Governo, patrões e UGT. Daniel Rocha

Até Fevereiro, 108 mil empresas foram abrangidas pela medida excepcional de apoio ao emprego, criada para as compensar pelo aumento do salário mínimo decidido em Outubro.

No Programa Nacional de Reformas, aprovado ontem e enviado nesta sexta-feira para o Parlamento, o Governo nota que “mais de 108 mil entidades empregadoras foram consideradas elegíveis para a atribuição da medida, abrangendo um total de 240 mil trabalhadores”. Este apoio tem um custo de 16 milhões de euros. 

As estimativas iniciais do Governo apontavam para cerca de 161 mil entidades empregadoras e cerca de 392 mil trabalhadores.

A medida está em vigor desde Novembro e destina-se a empresas com trabalhadores que receberam o salário mínimo pelo menos num dos meses compreendidos entre Janeiro e Agosto de 2014.

As empresas nesta situação beneficiam de um corte de 0,75% das contribuições relativas aos salários pagos entre Novembro de 2014 e Janeiro de 2016 (incluindo os subsídios de férias e Natal).O salário mínimo aumentou de 485 para 505 euros em Outubro do ano passado.

Sugerir correcção
Comentar