PortugalFoods negoceia venda de produtos nacionais num dos maiores grupos da China

Mercado asiático é o “alvo” da organização que reúne as principais empresas do sector agro-alimentar em Portugal.

Foto
A Cerealis é uma das empresas presentes na feira de Abu Dhabi Paulo Ricca

A PortugalFoods, organização que reúne várias empresas do sector agro-alimentar, está em negociações com o gigante Bright Food para levar 100 produtos portugueses às mais de 3300 lojas do grupo chinês.

“Estamos em negociações com o que é hoje o maior grupo de retalho alimentar chinês para realizar o Festival de Portugal em Abril ou Maio e levar 100 produtos portugueses a Xangai”, disse ao PÚBLICO Ondina Afonso, directora executiva da PortugalFoods.

O gigante alimentar de Xangai, que em Maio comprou a 60% da marca de pequeno-almoço Weetabix, detém os supermercados NGS e várias lojas de conveniência. Controlada pelo Estado chinês, a Bright Food também fabrica produtos alimentares (doces, por exemplo) e tem negócios no sector agrícola.

No próximo ano, a PortugalFoods quer apostar na divulgação dos produtos agro-alimentares nacionais na Ásia e, além desta iniciativa na China, prevê organizar missões empresariais ao Vietname e Singapura.

Neste momento, seis empresas portuguesas marcam presença na SIAL (Salon Internacional de l'Agroalimentaire) que decorre em Abu Dhabi. “Este é um mercado alvo” para o sector, adianta Ondina Afonso, revelando que a Nutrigreen foi distinguida com um prémio de inovação neste certame. A empresa de Torres Novas produziu fruta em barra, produto pioneiro a nível mundial.

Na feira também estão a Cerealis, o Clube de Produtores do Fundão, a Derovo, a Novarroz e a Vieira de Castro.

Sugerir correcção
Comentar