Portugal coloca 1000 milhões de dívida e paga juros mais altos a três meses

Emissão de dívida foi a primeira do último trimestre do ano.

Foto
A redução dos activos reflecte essencialmente a quebra na concessão de novos créditos Susana Vera/Reuters

Portugal colocou esta quarta-feira mil milhões de euros de dívida a curto prazo, com emissões de títulos a três e nove meses, com os custos de financiamento a aumentarem na emissão de prazo mais curto para 0,11%.

No último leilão de Bilhetes de Tesouro (BT) a três meses, que ocorreu a 17 de Setembro, Portugal tinha colocado 250 milhões de euros a uma taxa de juro média de 0,052%.

Segundo informação da página do Instituto de Gestão do Crédito Público (IGCP) na Bloomberg, já os títulos com prazo de nove meses foram colocados com uma taxa de juro de 0,199%, quando no último leilão comparável, que ocorreu a 16 de Abril, tinha sido paga uma taxa de juro média de 0,487%.

A procura de títulos com maturidade de três meses superou a oferta em 3,72 vezes, maior do que no leilão comparável (2,98 vezes), tendo o Tesouro conseguido arrecadar 250 milhões de euros com esta emissão. Na outra linha de BT, o ICGP arrecadou 750 milhões de euros, com a procura a exceder a oferta em 1,47 vezes (contra as 4,08 vezes da última emissão comparável).

Esta é a primeira emissão de dívida do último trimestre do ano, período durante o qual o IGCP conta colocar no mercado até 5000 milhões de euros em leilões de Obrigações e de Bilhetes de Tesouro. O leilão de hoje acontece também no último dia para a entrega da proposta de Orçamento do Estado para 2015 à Assembleia da República.

Sugerir correcção
Comentar