Norte-americana Blackrock torna-se segundo maior accionista do BCP

Posição diminuirá para 1,9% após o aumento de capital do banco.

Foto
BCP tem em curso aumento de capital de 2250 milhões de euros Foto: Adriano Miranda

A gestora de fundos Blackrock passou a deter 5,1% do capital social do Millennium BCP, tonando-se o segundo maior acionista do banco, depois de compras de acções efectuadas no início do mês.

Segundo o comunicado do banco à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), "na sequência das transacções efectuadas no dia 1 e 2 de Julho de 2014, a Blackrock passou a deter 1.005.912.628 acções do BCP". Assim, acrescenta o banco, "considerando o total de acções do BCP actualmente em circulação (19.707.167.060), a participação da Blackrock seria de 5,1% do capital social do BCP".

Já tendo em conta "o total de acções do BCP pós-aumento de capital (54.194.709.415) a participação da BlackRock seria de 1,9% do capital social do BCP", refere o comunicado.

A Blackrock, que tem também uma posição de relevo na EDP, torna-se assim o segundo maior acionista do BCP, a seguir ao grupo angolano Sonangol (que tem quase 20% do banco), segundo a informação disponível na página da instituição financeira na Internet.

O BCP está num processo de aumento de capital de 2250 milhões de euros, que está programado para ser fechado até ao fim do mês. Desse valor, 1850 milhões euros serão usados para reembolsar o Estado dos 3000 milhões de euros de capital público injectado no banco em Junho de 2012.

A agência Standard and Poor's (S&P) colocou nesta segunda-feira o rating de crédito de longo prazo do BCP em credit watch (observação) "positiva", devido precisamente ao aumento de capital do banco liderado por Nuno Amado.

Sugerir correcção
Comentar