Merkel apela à luta contra o desemprego jovem, Hollande quer crescimento económico

Conselho Europeu está a decorrer em Bruxelas. Líderes dos 17 países da zona euro também se reúnem esta noite para debater a situação económica.

Foto
Hollande e Merkel defendem incentivo ao crescimento John Thys/AFP

A chanceler alemã, Angela Merkel, quer dar vida ao Pacto para o Crescimento e Emprego. François Hollande quer ter a possibilidade de adaptar os programas de ajustamento orçamental. Com o Conselho Europeu a decorrer entre esta quinta e sexta-feira em Bruxelas, os dois líderes concordam numa coisa: é preciso incentivar o crescimento económico.

“Temos o Pacto para o Crescimento e Emprego que aprovámos no Verão passado e agora trata-se de lhe dar vida. Há dinheiro e agora este tem de chegar aos cidadãos para que os jovens europeus tenham trabalho", afirmou Angela Merkel aos jornalistas, à chegada ao Conselho Europeu. Para a chanceler alemã é preciso “fazer tudo o que se possa para melhorar a competitividade e crescer”.

François Hollande, Presidente francês, também vai querer falar com os seus homólogos europeus de uma estratégia de crescimento para a Europa. Apelou à aplicação urgente do pacto, com efeitos já em 2013, e pediu um compromisso sobre os meios mobilizados para utilizar os seis mil milhões de euros disponíveis para combater o desemprego jovem, acordado no âmbito do Quadro Financeiro Plurianual da UE 2014-2020.

Hollande defendeu ainda que os Estados-membros devem adaptar “na medida do possível” os programas de ajustamento orçamental, “no que respeita aos objectivos de estímulo da actividade económica”, disse numa conferência de imprensa realizada no final de uma reunião do Partido Socialista Europeu, que antecedeu o início da cimeira de líderes europeus.

Os chefes de Estado e de governo da UE começaram esta quinta-feira uma cimeira de dois dias, onde vão discutir a situação económica e o desemprego. Às 21h há ainda uma reunião de líderes entre os 17 países da zona euro para debater a situação económica dos países da moeda única tendo por base uma apresentação do presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi.

 
 

Sugerir correcção
Comentar