Lufthansa anuncia regresso à normalidade depois da greve dos pilotos

Protestos dos pilotos prolongaram-se por quatro dias.

Foto
Ao todo, cerca de 220 mil passageiros foram afectados pelos quatro dias de greves AFP PHOTO/CHRISTOF STACHE

A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou neste domingo que os voos estão de volta ao normal, depois de quatro dias de greve dos seus pilotos, os quais travam uma longa disputa sobre a reforma antecipada.

Segundo o porta-voz da empresa, os voos de curta e média distância regressaram ao normal e apenas um pequeno número de voos de longo curso foi cancelado.

O sindicato dos pilotos tinha inicialmente marcado uma greve de 24 horas para quarta-feira, mas posteriormente alargou o protesto a quatro dias.

A greve tinha como alvo atingir os voos de curto e médio curso de quarta-feira e sexta-feira e os voos de longa distância e de carga na quinta-feira e no sábado.

Ao todo, cerca de 220 mil passageiros foram afectados pelos quatro dias de greves, segundo estimativas da Lufthansa.
Esta foi a 12.ª e mais longa paralisação na empresa, desde que os pilotos começaram o protesto em Abril passado.

A disputa está relacionada com a intenção da Lufthansa de desfazer um acordo mediante o qual os pilotos se podem aposentar aos 55 anos, recebendo até 60 por cento do seu salário até que atinjam a idade legal de reforma aos 65 anos.

Os pilotos também estão preocupados com o objectivo da Lufthansa para desenvolver actividades de baixo custo, em resposta à concorrência crescente.

Sugerir correcção
Comentar