Iniciada na China construção daquele que será o edifício mais alto do mundo

Prédio vai superar em apenas dez metros o de Burj Khalifa, no Dubai.

Fotogaleria
A China iniciou a construção daquele que pretende ser o prédio mais alto do mundo AFP
Fotogaleria
A China iniciou a construção daquele que pretende ser o prédio mais alto do mundo AFP

A primeira pedra do edifício mais alto do mundo, que terá 838 metros de altura, foi lançada, este fim-de- semana, na cidade de Changsha, no centro da China, informou nesta segunda-feira a empresa responsável pelo projecto, a Broad Group.

A cerimónia marcou o arranque da construção do edifício mais alto do mundo - que vai superar em apenas dez metros o de Burj Khalifa, no Dubai, que detém actualmente esse título -, o qual deverá estar concluído em somente nove meses, estando a inauguração prevista para Maio ou Junho de 2014.

Com uma área superior a um milhão de metros quadrados e com 208 andares, o "Sky City" exigiu um investimento na ordem dos 5.200 milhões de yuan (643 millhões de euros), segundo refere hoje o South China Morning Post, diário de língua inglesa de Hong Kong.

As autoridades de Changsha, capital da província de Hunan, no sul da China, querem que o arranha-céus funcione como uma cidade em si mesma, com escolas, centros para a terceira idade e até um hospital.

A China detém já cinco dos dez edifícios mais altos do mundo, ainda que nunca tenha tido o mais elevado do planeta, que antes do Burj Khalifa era o Taipé 101, de Taiwan.

Este mês, a China inaugurou, na cidade de Chengdu, no centro do país, o edifício com maior superfície do mundo, um centro comercial chamado New Century Global, com 1,76 milhões de metros quadrados.

Sugerir correcção
Comentar