Haitong propôs ao BdP solução para o Novo Banco à margem do concurso

Banco chinês e Fundo de Resolução vão conversar em Setembro. Novo Banco terá a partir desta semana o terceiro presidente em dois anos.

Foto
O chinês Haitong admite promover a entrada de novos investidores no banco Rita Franca/arquivo

O presidente executivo do Banco Haitong, José Maria Ricciardi, informou o Fundo de Resolução de que este banco, associado a outros investidores, pode avançar com uma oferta de capitalização e de aquisição parcial do Novo Banco. Ficou já acordado que Ricciardi regressará ao Banco de Portugal em Setembro para formalizar a proposta.

Dias antes de 30 de Junho, a data limite para os grupos que tinham levantado o caderno de encargos de venda do Novo Banco apresentarem ofertas vinculativas, o Fundo de Resolução, gerido pelo Banco de Portugal (BdP), foi contactado pelo Banco Haitong (ex-BESI). A iniciativa deu-se à margem do concurso público e quando se avolumavam os sinais de que as autoridades enfrentavam dificuldades em passar a instituição para a esfera privada nos termos planeados.

O PÚBLICO tentou confirmar a informação junto do BdP e do Haitong, mas ambos declinaram pronunciar-se. O PÚBLICO apurou, no entanto, que o encontro decorreu nas instalações do BdP no final de Junho e teve como protagonistas José Maria Ricciardi e o ex-secretário de Estado das Obras Públicas, Sérgio Monteiro, que está encarregue de vender o Novo Banco. Monteiro fez-se acompanhar de membros da sua equipa.

Na altura, Ricciardi explicou que o Haitong admitia promover a entrada de novos investidores no Novo Banco, por subscrição de um aumento de capital entre 1500 e 2000 milhões de euros, passando a deter à volta de 30% das acções. O Fundo de Resolução, um instrumento público dotado de verbas injectadas pelo resto do sector, que teve financiamento estatal, manter-se-ia maioritário no Novo Banco até à dispersão em bolsa dos títulos na sua posse. Para Ricciardi, esta alternativa dotaria a instituição de transição de uma marca e dava tempo para a reorganizar e a reestruturar.

Na mesma reunião realizada em Junho, Sérgio Monteiro solicitou então a Ricciardi que formalizasse uma proposta detalhada, tendo o banqueiro adiantado que precisava de tempo para o fazer. E os dois combinaram voltar a sentar-se à mesa em Setembro, caso o concurso público de venda, ainda a decorrer, não tenha sucesso – um cenário que obrigará o BdP a activar o plano B: disseminar em bolsa parte do capital do Novo Banco, abrindo a porta a vários interessados.

Embora os contactos oficiosos do Banco Haitong com o Fundo de Resolução não fossem conhecidos, Ricciardi já tinha levantado o véu sobre o que pretendia. A 8 de Junho, ao Expresso, defendeu um modelo semelhante ao seguido na privatização da TAP e disse ainda que procurava um comprador: “Primeiro devia ser feita uma capitalização, com um aumento de capital. Mais tarde, far-se-ia uma venda, através de uma oferta pública (IPO) em bolsa, já com o banco a gerar rentabilidade.” O Haitong adquiriu em 2015, por 379 milhões de euros, o banco de investimento BESI, ao Novo Banco.

O plano do Haitong tem pontos idênticos ao plano que foi defendido no Verão de 2014 por Vítor Bento, o primeiro presidente do Novo Banco, e que foi na altura recusado pelo supervisor e pela ex-ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque. O Governo de Passos Coelho estava apostado em fechar o dossier antes das eleições de 2015, o que se acabou por revelar um erro, na medida em que o concurso público ficou vazio.

Vítor Bento deixou o Novo Banco em Setembro de 2014, para dar entrada a Eduardo Stock da Cunha, que volta agora para o britânico Lloyds Bank. Nesta segunda-feira, António Ramalho assume a presidência do Novo Banco, tornando-se o terceiro presidente em dois anos. É um regresso ao sistema financeiro, depois de, entre 2010 e 2012, ter integrado a Comissão Executiva do BCP, como vice-presidente de Carlos Santos Ferreira. Antes passou pela Unicre (2006 a 2010) e pelo antigo Banco Totta, agora Santander.

Desconhece-se que missão concreta e que projecto foi pedido a Ramalho, mas não é previsível que o gestor, com larga experiência na banca, tenha deixado a liderança da empresa pública Infraestruturas de Portugal (que resultou da fusão da Rede Ferroviária Nacional com a Estradas de Portugal) para promover a liquidação do Novo Banco ou para ficar por seis meses para preparar a venda rápida. Tudo indica que Sérgio Monteiro confia em Ramalho para “comandar” o Novo Banco nos próximos anos, num contexto em que o Fundo de Resolução se manterá no capital. A criação do grupo empresarial do Estado, Infraestruturas de Portugal, foi apadrinhada pelo ex-secretário de Estado das Obras Públicas. Na altura, Ramalho estava na CP e Estradas de Portugal, tendo sido o escolhido para ser o número um do IP, após a fusão entre a empresa de estradas e a gestora da rede ferroviária.

BdP decide em Setembro

No começo de 2016, o Fundo de Resolução abriu pela segunda vez um concurso público para alienar o Novo Banco. Foram levantar o caderno de encargos o Santander (que entretanto desistiu), o BCP (que acabou por entregar apenas “uma carta de interesse com um determinado perfil”), o BPI e os fundos de investimento anglo-saxónicos Centerbridge, Apollo e Lone Star. Mas apenas concretizaram as intenções o BPI, o Centerbridge e, em conjunto, os fundos Apollo e Lone Star. 

Inicialmente o BdP admitia que o processo negocial estaria fechado no começo de Agosto, o que está mais uma vez comprometido. Desde logo porque as três propostas exibem diferenças substanciais de valores e de conteúdos. E também estão protegidas por muitas condicionantes, o que, na prática, se pode traduzir em não ofertas. Este quadro já obrigou o Fundo Resolução a nova ronda de conversas (que estão a decorrer) e que, a não ter sucesso, vai culminar no plano B: a dispersão das acções em mercado de capitais.

O BdP já comunicou que anunciará a sua decisão em Setembro. E é a opção pelo plano B que vai ao encontro da posição do Haitong, e também do Millennium BCP, cujo presidente, Nuno Amado, já mostrou interesse na possibilidade de entrar no Novo Banco, mas por via da compra de acções no mercado de capitais.

O BCP, entretanto, anunciou que a chinesa Fosun (que em Portugal é dona da seguradora Fidelidade e da Luz Saúde) está interessada em tornar-se accionista deste banco. Neste sábado, num comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, o BCP informou ter recebido uma proposta firme de investimento daquele grupo chinês, que pretende subscrever um aumento de capital do banco, reservado apenas a si, de modo a ficar com 16,7% da instituição. A Fosun manifestou interesse em subir mais tarde essa participação para valores entre os 20 e os 30%. Uma eventual entrada da Fosun no capital do BCP – e o consequente aumento de capital – pode ajudar o BCP na corrida à compra do Novo Banco.

Os atrasos no fecho do dossier Novo Banco fizeram disparar a pressão sobre as autoridades e sobre o banco. O Governo já informou Bruxelas que “não considera a possibilidade” de nova ajuda estatal e adiantou que se o banco não for vendido até Agosto de 2017, entrará num processo ordeiro de liquidação. Em Agosto de 2014, a instituição foi capitalizada com 4900 milhões de euros: o Estado português entrou com 3900 milhões e os restantes bancos do sistema com 1000 milhões. Em 2015, Stock da Cunha anunciou prejuízos de 980,6 milhões. No primeiro semestre deste ano, os prejuízos foram de 362,6 milhões de euros.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários