Mota-Engil África diz adeus a Londres e vai cotar em Amesterdão

Processo de admissão das acções na bolsa holandesa deve arrancar no próximo dia 24.

Foto
Depois de várias aquisições, Mota-Engil está a reequacionar as áreas de aposta. Dário Cruz

A Mota-Engil desistiu da oferta inicial de dispersão de capital da Mota-Engil África na bolsa de Londres, por deterioração das condições de mercado, optando por cotar nas bolsa de Amesterdão as acções que resultaram do processo de cisão dos negócios do grupo no continente africano.

Em comunicado divulgado esta sexta-feira ao mercado, o grupo de construção e serviços veio confirmar o que já era assumido no mercado relativamente à suspensão da oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) e ao avanço do pedido de admissão das acções que resultaram da cisão da Mota-Engil África, o que tinha que acontecer até ao final do corrente ano, sob pena de todo o processo já realizado voltar à estaca zero.

Apesar do fraco sucesso que as empresas portuguesas têm tido na admissão de títulos noutras bolsas estrangeiras, a Mota-Engil África vai ficar cotada na bolsa holandesa, país onde a nova empresa tem a sua sede. A admissão à cotação deverá acontecer, segundo a informação envida à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários, a partir do próximo dia 24 de Novembro.

A primeira tentativa de cotar a empresa que agrupa os negócios em África na bolsa de Londres aconteceu em Julho, e o processo foi suspenso na sequência de condições de mercado adversas, geradas em boa parte pela derrocada do Grupo Espírito Santo.

Desde então, a empresa terá tentado relançar a operação, mas sem sucesso. O triangulo - empresa com sede na Holanda, com negócios em África, e cotada em Londres (em libras) ­-, a par de condições de mercado desfavoráveis, não foi bem recebido no mercado. A opção pela bolsa de Amesterdão permite a cotação das acções em euros.

O avanço da operação fica a aguardar a aprovação do prospecto, pelo regulador holandês, o Stichting Autoriteit Financiële Markten (AFM). O documento será publicamente divulgado e ficará disponível para consulta em www.africa.motaengil.

Como se trata de um adiamento do IPO, “não serão emitidas novas acções da Mota-Engil Africa nem haverá lugar a qualquer oferta pública particular de acções anterior ou simultânea à admissão, sem prejuízo do pagamento do dividendo em espécie" nos termos entretento descritos.

Como aprovado em assembleia geral da Mota-Engil SGPS, a 27 de Dezembro de 2013, os accionistas da Mota-Engil vão receber de forma gratuita 20 milhões de acções representativas de 20% do capital social da Mota-Engil Africa. É esta percentagem que vai ficar cotada em bolsa.

A Mota-Engil África responde por 49% do volume de negócios do grupo e é um dos mercados que tem registado maiores crescimentos.

Cotadas na bolsa de Lisboa, as acções da Mota-Engil estiveram esta sexta-feira em forte queda, encerrando a desvalorizar 3,35%, para 3,80 euros.

Sugerir correcção
Comentar