Governo aprova concessão a privados da Metro do Porto e STCP

Operação deverá concretizar-se este mês, seguindo-se a Metro de Lisboa e a Carris.

Foto
Transdev e Alsa apresentaram as melhores propostas à subconcessão do Metro do Porto e da STCP. Fernando Veludo

O Governo aprovou nesta quinta-feira em Conselho de Ministros a concessão da Metro do Porto e da STCP a privados, que deverá concretizar-se ainda em Julho. Esta operação, prevista desde Novembro de 2011, será seguida das concessões na Metro de Lisboa e na Carris.

“A decisão do Conselho de Ministros aponta para o arranque deste processo já em Julho”, referiu o ministro da Economia, no briefing com jornalistas, acrescentando que as concessões na área metropolitana de Lisboa vão avançar “dentro de dois meses”.

“Queremos ter o processo decidido até ao final do ano”, sublinhou o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro. Neste momento, a única empresa concessionada a privados é a Metro do Porto, mas o contrato termina a 31 de Dezembro deste ano.

O secretário de Estado explicou que o prazo da concessão vai variar entre sete e dez anos, não implicando a transferência dos activos e das dívidas destas empresas para os privados, que ficam com a responsabilidade de gerir a operação. Sérgio Monteiro garantiu que “não haverá nenhuma subida de tarifas” e que o Governo mantém o objectivo de não pagar indemnizações compensatórias, já a partir de 2015.

Aprovadas as concessões, será agora lançado um concurso público internacional para concretizar a operação. De acordo com informações divulgadas pelo Governo, cerca de uma dezena de potenciais investidores participaram na consulta pública lançada em Fevereiro.
 

  


 

  

Sugerir correcção
Comentar