"Fizemos tudo para baixar IVA, mas sou um soldado disciplinado e leal"

Ministro da Economia culpa intransigência da troika em relação ao défice pela manutenção da taxa do IVA.

Foto
Pires de Lima admite que “excessiva burocracia” tem sido um entrave às empresas Rui Gaudêncio

O ministro da Economia assegurou nesta quarta-feira que "tudo fez" para que no Orçamento do Estado para 2014 constasse a redução do IVA na restauração, mas assumiu ser "um soldado disciplinado e leal deste Governo", que manteve a taxa nos 23%.

"Posso garantir-lhe que o Ministério da Economia fez tudo aquilo que estava ao seu alcance – e não foi pouco – para que o Governo considerasse seriamente este sinal importante, que entendíamos que devia ser dado, no sentido de ajudar a favorecer a sustentabilidade deste sector muito importante", frisou Pires de Lima, após uma visita à empresa Siemens, em Alfragide, concelho da Amadora.

Questionado sobre se se sente confortável no cargo – uma vez que sempre defendeu a redução do IVA na restauração – o ministro afirmou ser "um soldado disciplinado e leal dentro deste Governo", razão pela qual "é solidário" com a decisão governamental de manter inalterada a taxa de 23% no sector da restauração.

"Há um tempo para argumentar, para discutir – e foi o próprio senhor primeiro-ministro que abriu a discussão [sobre o IVA na restauração] ao Conselho de Ministros –, mas há um tempo também para acatar disciplinadamente a decisão que foi tomada em Conselho de Ministros e com a qual devo ser – e sou – solidário", sublinhou Pires de Lima, atribuindo a manutenção da taxa do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) na restauração à "intransigência da troika" em relação às metas do défice.

"A intransigência da troika [Fundo Monetário Internacional, Banco Central Europeu e Comissão Europeia] na meta dos 4% do défice para 2014 veio tornar mais difícil, para a economia e Ministério da Economia, a defesa da descida do IVA da restauração para 2014, porque essa descida tem um impacto orçamental que nunca negámos e que consta no estudo que foi apresentado pelo Governo em princípio de Setembro", justificou o governante aos jornalistas.

Pires de Lima considera que a manutenção da taxa do IVA da restauração nos 23% se enquadra no objectivo para o país. "O meu grande objectivo é dar o meu contributo, o contributo de toda a equipa que tenho comigo, e que é uma excelente equipa que tenho no Ministério da Economia, para que Portugal possa vencer o principal desafio com o qual neste momento está confrontado, que é: em Julho de 2014 ter acesso aos mercados e ficar livre desta dependência que tem hoje da troika", sustentou.
 

Sugerir correcção
Comentar