Alitalia evita colapso financeiro com venda de 49% do capital à Etihad

Negócio implicará fortes ajustes na oferta da companhia de bandeira italiana e a supressão de 2200 postos de trabalho

Foto
Alitalia recebeu ajudas do Estado na ordem dos 500 milhões de euros em 2013 Max Rossi/Reuters

Após seis meses de negociações e muitos avanços e recuos, a Etihad Airways chegou ontem a acordo para comprar uma participação de 49% da Alitalia. A companhia de bandeira italiana, mergulhada há vários anos numa situação financeira crítica, será agora sujeita a um plano de reestruturação profundo, com consequências para os trabalhadores e para os clientes.

O entendimento entre as partes foi anunciado ontem, num comunicado conjunto em que afirmam que “chegaram a acordo em relação aos principais princípios e condições da transacção que levará à aquisição, por parte da Ethiad, de uma participação de 49% na Alitalia”. No documento, acrescentavam que “vão proceder agora à conclusão dos documentos contratuais”, explicando que o negócio ainda “está sujeito à aprovação por parte dos reguladores” da concorrência, incluindo a Direcção-Geral da Concorrência da União Europeia.

O valor a investir pela Ethiad não foi divulgado. No entanto, o ministro italiano dos Transportes tinha referido, a 11 de Junho, que o negócio pressupõe que a companhia entregue uma tranche inicial de 560 milhões de euros, a que se seguirá um investimento de 690 milhões de euros no espaço de quatro anos para “renovação da frota”. Ontem, Maurizio Lupi não escondeu a satisfação com o anúncio das transportadoras aéreas. “Mantive sempre a confiança e continuo seguro de que esta operação será positiva”, referiu num comunicado citado pela AFP, em que acrescentava que “este casamento é indispensável” para a Alitalia.

De acordo com a imprensa internacional, os planos passam por uma ajuste significativo da oferta da companhia italiano, com uma aposta nas rotas internacionais e a suspensão de frequências domésticas, o que está a causar preocupações relativamente à oferta disponibilizada aos clientes e ao desenvolvimento económico de algumas regiões do país. Além disso, e tal como já tinha referido o administrador da Alitalia no início de Junho, cerca de 2200 postos de trabalho (cerca de 20% do total) poderão ser suprimidos.

A Alitalia, onde o Estado injectou dinheiro no passado e que foi alvo de um aumento de capital de 500 milhões de euros em 2013, transporta cerca de 25 milhões de passageiros por ano. Recentemente, soube-se que a companhia, detida por duas dezenas de accionistas privados e, em 20%, pelos correios italianos, acumula uma dívida de 800 milhões.

Para a Ethiad, instalada em Abu Dhabi, este investimento insere-se num plano de expansão para a Europa. A empresa detém já participações minoritárias na Air Berlin, na Air Seychelles, na Virgin Australia e na Aer Lingus.

Sugerir correcção
Comentar