Estrangeiros e portugueses mais dinâmicos na procura de casas

Inquérito aponta para um aumento nas vendas de imóveis.

Foto
Transacções efectivas de imóveis mostram-se em níveis dos meses anteriores. Foto: Fernando Veludo/nFactos

O Portuguese Housing Market Survey (PHMS) de Março, divulgado nesta sexta-feira, revela que a procura no mercado de compra e venda de casas continua a crescer, dinamizada, quer por portugueses, quer por investidores estrangeiros.

O PHMS de Março aponta para que “as novas instruções de compra continuaram a aumentar, reforçando os resultados positivos que se vêm fazendo sentir desde Agosto passado”. Ainda assim, “em termos de transacções efectivas, as vendas acordadas mostraram-se praticamente inalteradas face ao mês anterior”.

Quanto a preços, o resultado do inquérito revela que “continuam sobre pressão, caindo a um ritmo semelhante ao dos meses anteriores”. No entanto, “as expectativas em relação à sua evolução nos próximos três meses são menos negativas do que as registadas em qualquer outro momento dos três anos de existência deste inquérito”.

“A confiança também continua a melhorar, com o índice nacional de confiança a subir para +12, depois do resultado de +9 alcançado em Fevereiro”, revelam os dados do PHMS.

No mercado de arrendamento, a procura por parte dos arrendatários manteve-se estável, prevendo-se que o volume de actividade neste mercado aumente ligeiramente. As rendas continuaram a descer, tal como tem acontecido nos últimos três anos, e deverão continuar neste percurso de queda a curto-prazo.

Ricardo Guimarães, iretor da Confidencial Imobiliário, que em parceria com o RICS (Royal Institution of Chartered Surveyors) realiza este inquérito mensal, refere que se verifica “uma forte procura por parte das famílias e também dos investidores estrangeiros, sendo os últimos motivados pelo novo regime fiscal para não residentes e pela política de Golden Visa”.

Josh Miller, economista sénior do RICS, nota ainda que o aspecto mais crítico para as perspectivas de mercado “é o cenário macro geral. Neste caso, a recente corrente de notícias tem sido positiva, mas necessita de ser sustentada no médio prazo”.

O RICS/Ci Portuguese Housing Market Survey (PHMS) reuniu, em Março, um painel de 150 inquiridos.

Sugerir correcção
Comentar