EDP vende activos de gás em Espanha

Subsidiária espanhola Naturgas concentra actividade no País Basco, Cantábria e Astúrias.

Foto
Venda ainda aguarda aprovação das autoridades reguladoras Paulo Ricca (arquivo)

A EDP vai vender à Redexis, empresa do grupo Goldman Sachs, activos de distribuição de gás nas regiões espanholas de Murcia, Extremadura e Gerona. O perímetro da transacção inclui aproximadamente 117 mil pontos de conexão de gás, precisou a EDP, numa nota enviada esta terça-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Sem adiantar qual é o valor da venda, a EDP refere apenas que "o preço da transacção acordado representa um enterprise value de 236 milhões de euros", o que corresponde a um múltiplo de cerca de 13 vezes o lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) estimado para 2014.

Os activos vendidos à Redexis, operador de transporte e distribuição de gás espanhol detido pela Goldman Sachs Infrastructure Partners, encontram-se  “afastados das actividades actuais da Naturgas, que estão principalmente no País Basco, Cantábria e Astúrias”, explica a EDP.

Segundo a empresa liderada por António Mexia, “a Naturgas [sua subsidiária para o sector do gás em Espanha] irá manter aproximadamente 900.000 pontos de abastecimento no mercado espanhol”.

A EDP informa ainda que a conclusão da transacção está sujeita a algumas condições, entre estas autorizações da autoridade da concorrência e aprovações regulatórias, “sendo expectável que ocorra durante o primeiro semestre de 2015”.

Neste negócio a EDP foi assessorada pelo BBVA, BESI (grupo Novo Banco), KWM e KPMG.

Sugerir correcção
Comentar