Desempregados sem subsídio ficam só com 20% das vagas da formação

Centros de emprego têm ordem para restringir o acesso dos desempregados de longa duração aos cursos de formação profissional. Prioridade é para os beneficiários de subsídio ou rendimento social de inserção.

Foto
Desemprego oficial registou tendência decrescente no último ano NUNO ALEXANDRE MENDES

Os centros de emprego têm ordem para reservar até 80% das vagas dos cursos de formação profissional para os desempregados a receber prestações de desemprego ou rendimento social de inserção (RSI). A directiva consta de uma orientação interna enviada, na semana passada, pelo presidente do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), Octávio Oliveira, aos centros de emprego e é para ser concretizada "de imediato, nas acções a iniciar".

De acordo com o documento a que o PÚBLICO teve acesso, 80% das vagas para os cursos de educação e formação de adultos (EFA) e de formação para a inclusão e 75% das vagas para as formações modulares certificadas passam a destinar-se aos desempregados com prestações sociais. Os desempregados que esgotaram a prestação e não reúnem os requisitos de acesso ao RSI ficam com as restantes vagas.

Mais no PÚBLICO desta quarta-feira e na edição online exclusiva para assinantes.

Sugerir correcção
Comentar